Para quem é habitué deste blog sabe que o sono do João sempre foi algo delicado, inclusive cheguei até a contratar uma consultoria do sono para me ajudar. Contei sobre o plano do sono do João aqui e aqui.
Assim que nos mudamos para Salvador o sono do João piorou muito, ele acordava assustado, chorando, agressivo até. Meu marido chegou a pensar que ele estava com terror noturno.
Mudança não é algo fácil para ninguém, inclusive para crianças menores. Apesar de saber que tendo a segurança dos pais a criança se sente tranquila e se adapta mais fácil do que imaginamos, no início elas podem estranhar e passar a ter comportamentos que não tinham antes, como demorar mais tempo para pegar no sono, não querer ficar no quarto ou acordar no meio da noite.
Por isso, tive muita paciência e sempre conversava e explicava o que estava acontecendo, para que o João se acalmesse quando se sentisse inseguro.
Por conta disso, passei a ficar bastante tempo brincando no quarto dele para ele se acostumar com o ambiente e assim quando acordasse no meio da noite pudesse indentificar onde estava. Em poucos dias ele voltou a dormir normal.
No entanto, percebi que toda vez que dormimos fora de casa ele acorda muito durante a noite. Nesta última semana estava no Rio de Janeiro na casa dos meus pais, ele acordava demais e chorando. Só no final da semana que parou de acordar.
Toda vez que mudamos a rotina o sono do João também se altera e precisamos ter muita paciência.
E na sua casa acontece a mesma coisa?
👍