Olá minhas queridas leitoras,

Pausa aqui no carnaval para escrever o post das férias de janeiro (começar pelo menos)!

O roteiro completo foi Marrakesh, Malága, Granada, Sevilla, Córdoba e Barcelona num total de 20 dias de viagem, mas vou postando aos poucos…

Marrakesh – como chegar

Nós chegamos em Marrakesh no dia 19 de janeiro, após um voo de Salvador para Madrid (escala em Lisboa) e de Madrid um voo direto para Marrakesh. Claro que dormimos em Madrid uma noite, porque caso contrário ficaria muito cansativo para as crianças (e para os adultos tbm kkk). Pegamos um hotel do lado do aeroporto – Hilton – super confortável!

E foi ótima essa paradinha, passeamos até a Plaza Mayor e jantamos num restaurante maravilhoso lá mesmo chamado “Los Galayos”.

Enfim, mas saindo de Madrid que não é o foco, chegamos muito bem em Marrakesh mais ou menos no horário do almoço. Fechamos um transfer privativo que nos levou até nosso hotel (sugiro fortemente).

The Oberoi Marrakesh

O hotel foi um capítulo à parte nessa viagem. Eu nunca tinha me hospedado num hotel tão luxuoso, ganhamos um up grade e ficamos na Vila Presidencial. Vou postar um vídeo abaixo do tour no quarto.

E valeu a pena ficar em hotel ao invés de um Riad? Com toda certeza do mundo sim, principalmente quando se viaja com crianças! O hotel tinha kids club, sala de jogos, piscina, bicicleta, passeio de charrete, um restaurante com comida internacional e um spa (só para adultos) que foi o melhor que já fui na vida!

Quanto a ter um bom restaurante então foi essencial, eu não ia ficar saindo à noite com crianças por Marrakesh, não me sentia segura (apesar de ser carioca kkk). Mas enfim, outra língua (árabe ou francês), uma cultura completamente diferente e sem transporte público para qualquer coisa voltarmos sozinhos. Então preferimos no horário do jantar ficar no hotel.

O hotel é tão maravilhoso que já estava no nosso roteiro um dia inteiro para aproveitá-lo (o último dia).  O spa é sensacional, eu tomei um banho marroquino (tratamento típico de lá) que tive a sensação de ser uma limpeza espiritual. Foi fantástico! Por sinal, essa coisa do banho, da limpeza na cultura mulçumana é muito presente. Eles são muito limpos e antes de entrar na mesquita, faz parte do ritual, se lavarem na fonte que existe no pátio da mesquita.

Passeios em Marrakesh

Passamos 5 dias em Marrakesh, o primeiro que foi o dia da chegada apenas arrumamos nossas coisas, nos informamos e tivemos um jantar maravilhoso de degustação de comida indiana.

Dia 1 de passeio

No segundo dia fizemos um passeio de dia inteiro com guia (em português) pela cidade. Essa questão do guia é muito importante, pois além da segurança de andar na cidade, ele vai te explicando toda a cultura islâmica e te leva nas melhores lojas do souk.

Bom, nesse primeiro dia de passeio nós fomos à Medina (mas não se pode entrar) tivemos uma aula sobre a religião mulçumana – segunda religião mais seguida no mundo.

E ali soubemos como esse ritual de limpeza é tão importante, e explica também a cidade ser tão limpa, o que me surpreendeu muito positivamente! O guia nos explicou a história do islamismo, o fato de não terem sacerdote, as 5 leis, o fato de não terem animais de estimação em casa, e tantas outras coisas (se você se interessar no final do post colocarei o link dos stories onde postei mais detalhes).

Em seguida, visitamos o Palácio Bahia – construção típica mulçumana e tivemos uma aula de arquitetura e design da região. Ahhh por sinal Marrakesh é conhecida como a cidade vermelha, pois a luminosidade é tão forte o ano todo, inclusive no inverno, apesar de fazer frio, que as construções são pintadas de ocre para abafar essa luminosidade, se fosse branco corria o risco de ficar todo mundo com problema na vista!

Visitamos também uma das universidades mais antigas do mundo! Entenda que os mulçumanos era um povo muito evoluído intelectualmente na idade média! A maior parte da população era alfabetizada, já na Europa, no mesmo período, somente os nobres e o clero.

 

Paramos para almoçar e comemos comida típica marroquina (eu comi o cuscus da foto – diferente de como a gente come no Brasil, né?), num restaurante super charmoso.

Logo depois, visitamos o bairro judeu e após chegamos no famoso Souk! Ahhh gente é de enlouquecer! Não é aquele mercado cheio de careco da China não! Há os famosos tapetes (que por sinal, André ficou horas negociando até trazermos um para casa), móveis maravilhosos, bolsas, sedas, jóias e você vê ao lado as oficinas dos artesãos que produzem maravilhosamente tudo isso. Eu queria trazer tudo, mas é impossível, já bastou o tapete de 24kg que tivemos que carregar de volta pro Brasil!

No final do Souk desembocamos na famosa praça onde tem os encantadores de serpente, gente pisando no fogo, homens engolindo espadas e outras cositas mais. Mas alerto é cilada para turista! Vimos de longe sem nos aproximar.

Dia 2 de passeio

Visitamos o museu de Yves Saint Laurent e o seu Jardim Botânico logo ao lado. Conhecemos o estonteante azul criado pelo pintor Marjorelle (foto 1), que era o antigo dono da casa, onde hoje fica o jardim, antes de ser comprada pelo famoso estilista.
Lá também conhecemos um pouco da cultura berbere (povo nativo do Marrocos), pois também tem um museu dedicado a eles dentro do Jardim. Um banho de sofisticação e bom gosto!

Após passarmos a manhã tendo uma aula sobre moda e paisagismo fomos almoçar num restaurante local de Marrakesh que o guia nos levou – Cantina Catanzaro. Haviam poucos turistas e a comida uma delícia. Ahh e tivemos uma grata surpresa com os vinhos marroquinos (em Marrakesh se vende bebida alcoólica).

Dia 3 de passeio

Aqui fizemos o famoso passeio de camelo!! Nem preciso dizer que as crianças adoraram, mas minhas costas sofreram kkk.

Esse passeio fechamos através do hotel, uma pessoa nos buscou e levou para um lugar (meio deserto) a 20 minutos do hotel, lá fizemos o passeio e depois tomamos o típico chá de hortelã marroquino.

Voltamos, e eu e André nos revesamos no spa para aproveitar os tratamentos maravilhosos.

No dia seguinte partimos para nossa viagem pela Andaluzia!

Link do destaque dos stories com mais detalhes!! Aqui e aqui.

Artigo anteriorMorro de São Paulo com crianças
Próximo artigoRoteiro Andaluzia em família – Espanha
Carol Nazar é criadora do Carol Nazar Babies, onde compartilha suas experiências sobre maternidade.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui