Na semana passada contei para vocês a escolha difícil que fiz para adequar o sono do João e como fiz para ajustar a soneca dele durante o dia também (clique aqui para ler).

Hoje vou contar para vocês como foi o procedimento para ele não acordar de madrugada e dormir no quarto dele sozinho. Até 1 ano e 8 meses o João dormiu comigo e com o meu marido na nossa cama.

Não me arrependo de ter feito cama compartilhada esse período todo, inclusive a psicóloga Maria Nogueira falou sobre os benefícios da cama compartilhada nesse post aqui.

Mas já que chamei uma profissional para me ajudar na tarefa do sono do João aproveitei o ensejo para colocá-lo no quarto dele também.

Falei para a Carol que não queria deixar meu filho chorando se sentindo abandonado. Por essa razão, não usei nenhum método específico para que ele durmisse melhor. Apenas tomamos algumas atitudes para tirar alguns vícios do João, que não o permitiam aprender a dormir.

Vício do João

Um problema que já tinha detectado há muito tempo era a questão das mamadeiras da madrugada, inclusive relatei isso aqui.

Por isso, já tinha tirado essas mamadeiras da madrugada, pois ele não queria a mamadeira porque tinha fome, mas sim para fazer de chupeta. Toda vez que passava um ciclo do sono que dura em média 1 hora e ele percebia que estava sem a mamadeira na boca acordava chorando querendo a mamadeira.

Então já tinha tirado desde aquela época. O problema é que toda vez que ele ficava doente ou tinha algum dente nascendo alguém cedia e voltava tudo de novo.

Quando chamei a Carol Saroggio, ela concordou comigo que ele tinha o hábito de sugar então se estava sem chorava pedindo. Fiz todo o trabalho de novo de tirar a mamadeira, da mesma forma que fiz no post indicado acima.

Depois disso ela falou ainda que eu não poderia permitir que ele adormesse sugando. Antes dele dormisse eu teria que tirar a mamadeira.

Achei que seria um super estresse, mas com criatividade a gente resolve tudo!

O João tem uns fantoches de bichinhos. Coloquei os nomes dos fantoches dos personagens da Peppa Pig, que ele ama. Antes que ele dormisse disse que eles queriam mamar que estavam com muita fome. Deu certo! Ele deu a mamadeira e passou a adormecer sem a mamadeira na boca, apesar de ir para cama com ela.

O ideal era que ele nem fosse para cama com a mamadeira, que mamasse fora do ambiente de dormir mas isso ainda não consegui fazer.

Dormir no quarto

A estratégia para o João dormir no quarto, foi uma soma de atitudes:

1- A criança deve saber onde está dormindo

A criança deve saber o lugar que dormiu, pois ela pode ficar assustada de dormir em um local e acordar em outro.

2- Ritual de sono

Todas as noites faço o mesmo ritual na hora de dormir. A partir das 18h diminuo o ritmo, brinco com ele, mas tento não brincar com brincadeiras tão estimulantes como pega pega, ou bateria. Depois dou o banho, ele mama, lemos histórinhas ou brincamos de algo bem tranquilo com a luz já quase toda apagada. Por fim, o coloco na cama.

3- Ninar

Quando o coloco na cama canto a mesma música, faço as mesmas coisas para ele entender que já é a hora de dormir.

Quando ele adormece saio do quarto.

4- Na madrugada

Caso ele acorde de madrugada conto até 30. Se ele não volta a dormir sozinho entro no quarto fazendo aquele barulinho com a boca shhhhhhhhhh e falando um mantra (você pode escolher qualquer um) para ele voltar a dormir.

Se ele pedir colo eu dou mas antes que adormeça o coloco na cama.

E assim faço todas as vezes que ele acorda. Com o tempo ele percebe que é essa a resposta que terá e vai aprendendo a dormir sozinho.

5- De manhã

Comecei dando a mamadeira para ele novamente às 4h30, mas agora já estou estendendo esse prazo até 4:45 para ver se ele acostuma a dormir mais tempo.

Estamos caminhando muito bem, ainda mais que só tem 15 dias que começamos o plano e não usei nenhum “método cintífico”. Ele algumas noites ainda acorda uma vez ou pedindo mama ou me chamando, mas nem se compara ao que era antes, quando chegou a acordar de hora em hora.

Para mim valeu muito uma ajuda especializada para orientar e envolver todos da família neste processo. É importante que todos estejam de acordo, pois como tudo na maternidade vai dar trabalho e é necessário muita paciência e amor.

Estas foram as atitudes para o caso do João, mas como cada criança é única sugiro muito chamar uma consultora do sono, caso você esteja com a mesma dificuldade e queira mudar.

 

 

Artigo anteriorPoemas para o Dia das Mães
Próximo artigoFesta Bolas
Carol Nazar é criadora do Carol Nazar Babies, onde compartilha suas experiências sobre maternidade.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui