Quem me acompanha nas redes sociais, sabe que contratei uma consultoria do sono para melhorar as noites do João.

Ele nunca dormiu maravilhosamente bem, mas tinha ciclos que acordava apenas uma ou duas vezes durante a madrugada. Sempre tive muita paciência, porque sei que são poucos os bebês que dormem a noite toda. Além disso, há tantos picos de crescimento e saltos de desenvolvimento que podem alterar o sono do bebê que sabia que não adiantava me estressar muito com isso.

Contudo, o João já está com 1 ano e 9 meses e voltou a dormir muito mal. Resolvi chamar uma ajuda especializada quando numa noite ele acordou de uma em uma hora chorando demais.

A Carol Saggioro veio pessoalmente até a minha casa para conversarmos e eu contar sobre a rotina do João. Ele até então acordava por volta das 7h, ia para a natação e para a pracinha brincar, dormia 20 minutos (quando dormia), tomava banho e ia para escola. Saía de lá às 18h, chegava em casa muitas vezes chorando depois de uma curta soneca no carro, jantava, brincávamos, tomava banho e dormia.

A primeira coisa que a Carol falou (dentre muitas outras coisas) foi que esta rotina estava cheia de mais. Muitas atividades e que não sobrava tempo nem para tirar a soneca dele durante o dia, que na idade dele deve ser de 2h e não de 20 minutos como ocorria.

Desacelerar

O que é engraçado é que estou sempre preocupada em realmente não encher meu filho de atividades, mas não tinha percebido que o simples fato dele ir para natação e depois para pracinha e emendar com a escola era demais para ele. (escrevendo agora parece lógico que estava demais)

Então, decidimos que depois da natação ele iria direto para casa para que tivesse tempo de dormir.

Bingo! No primeiro dia ele já dormiu uma hora seguida, depois de 2 dias passou a dormir uma hora e meia e no terceiro duas horas direto.

Missão soneca cumprida! Como é bom um olhar de quem está de fora. Sem sofrimento nenhum acertamos a soneca do João.

Sono noturno

Olhando o meu filho percebi que ainda assim ele chegava exausto da escola, chorava, às vezes não queria nem jantar. Queria a mamadeira e capotava de tão cansado. E claro não tinha uma boa noite de sono.

Coincidentemente na mesma semana que a Carol veio aqui (eu ainda não tinha começado o plano) ele deixou de ir à aula alguns dias. E nesses dias ele ficou tão bem, dormiu muito mais tranquilo despertando em torno de 4h30 para mamar e voltava a dormir.

Escolhas…

Dentre muitas coisas que a consultoria orientou a que realmente me faz parar e tomar uma decisão difícil foi a questão da escola.

A consultora sugeriu que ele fosse para a escola de manhã, pois assim ele acordaria, iria para escola e teria um intervalo bom para dormir novamente à tarde.

Porém, eu não tinha como mudar o horário da escola dele para de manhã. Não teria quem o levasse nesse horário.

Cada escolha uma renúncia, né? Então comecei a pensar se realmente valia a pena mandar o João para escola sendo ele tão novinho. Já estava pesquisando sobre o tema, inclusive postei uma entrevista de um dos mais famosos psicólogos infantis do mundo aqui sobre o tema.

Por esse e outros motivos (que logo mais contarei a vocês) decidimos dá um tempo na escola e deixar o João em casa.

Ele continuará tendo atividades na parte da manhã, porque também ficar muito tempo ocioso ou na frente da TV não é nada bom (tanto para questão do sono quanto para outros setores). Mas são atividades com uma duração menor e perto de casa onde podemos ir à pé.

Ele fará aulinhas de música, psicomotricidade e natação pela manhã.

Assim, estamos observando e nos empenhando para fazer o melhor para o nosso filho, não apenas para melhorar o sono dele, mas para melhorar a sua qualidade de vida e a nossa.

Estou certa que nesta idade ele ainda pode ficar em casa que não trará nenhum prejuízo para o seu desenvolvimento.

Ano que vem quando estiver maiorzinho (com 2 anos e meio) ele volta para escola.

Que fique claro que essa foi uma das soluções para o caso do João (a consultoria envolveu muitas outras ações). Cada caso é um caso, por isso se você estiver passando pelo mesmo problema eu aconselho a procurar a ajuda de quem entende do assunto.

Para ler mais textos sobre sono do bebê clique aquiaqui.

 

Artigo anteriorHome Office – mães empreendedoras
Próximo artigoBesame Mucho – 3º livro que li na gravidez
Carol Nazar é criadora do Carol Nazar Babies, onde compartilha suas experiências sobre maternidade.

3 COMENTÁRIOS

  1. Que legal Carol que as coisas estão se ajeitando… Para mim também dormir é vida kkkk e aqui em casa prezo por isso nem q seja a noite 🙏 e os resultados das sonecas durante o dia refletem no sono da noite! Mtas vezes temos que renunciar, trocar, esperar, observar! Isso é maternidade!! Parabéns pela coragem e se for o melhor para o João isso q importa, pq não adianta falarem isso e aquilo se não sabem como é teu dia a dia!! Isso só vcs podem decidir… Eu estou pensando em colocar o Theo na escolinha assim que ele começar a caminhar… Para ele ter mais liberdade! Mas temos uma rotina mto boa de sono e tenho medo q isso atrapalhe um pouco. Mas nós aqui em casa vamos conversar mto ainda sobre esse assunto! Vai dar tudo certo! Já está dando… 😍🙏😘

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui