Uma duvida muito frequente entre as pacientes que desejam se submeter à cirurgia para aumento das mamas diz respeito a amamentação. Afinal, inclusão de implantes de silicone interfere na amamentação?
Por essa razão a Dra. Ana Claudia Roxo (@cirurgiaplastica_anaroxo) responde abaixo essa dúvida tão comum entre as mulheres.
A voz do especialista
A resposta é não! O implante de silicone não interfere na amamentação.
A produção de leite ocorre dentro dos alvéolos, os quais são rodeados por diminutos músculos que pressionam as glândulas empurrando o leite para os ductos mamários que por fim, chegam à extremidade dos mamilos. Os cerca de nove ductos lactíferos de cada seio são como canudos isolados que desembocam no mamilo.
Na mamoplastia de aumento, o implante de silicone é posicionado atrás da glândula mamária (loja retroglandular) ou atrás do músculo peitoral maior (loja retromuscular). Independente do posicionamento dos implantes, estes sempre se localizam posteriores à glândula mamária, não interferindo na produção de leite.
Quanto as vias de acesso (cicatriz), temos o acesso subglandular (pelo sulco da mama), o acesso periareolar (porção inferior da aréola) ou axilar (pelo sulco da axila). Independente da via de acesso, não há lesão dos ductos lactíferos, que ficam posicionados imediatamente atrás da aréola e não são invadidos durante o procedimento.
Por isso, as futuras mamães podem ficar tranquilas na hora da decisão por aumentar as mamas: mulheres com implantes podem amamentar normalmente!