Quase toda mãe tem dificuldades com a hora do sono do bebê, eu tive muitaaaa, contratei até uma consultoria do sono para o João, contei tudo nesse post aqui e aqui!

Inclusive desconfio muito da família que nunca reclamou do sono do filho! kkk #invejamesmo

Hoje trago 6 dicas baseadas em leituras que já fiz sobre o tema e sobre a minha própria experiência.

Dicas para o bom sono do bebê

1. Criança exausta não dorme bem!

É importantíssimo que a criança tire suas sonecas durante o dia. Aquela máxima de “cansar bastante durante o dia para que ela durma a noite toda” não funciona. Até os 3 anos de idade as crianças têm a necessidade de dormir mais horas, divididas entre o dia e a noite. Se ela chega na hora de dormir exausta fica tão agitada que não consegue relaxar.

2. Rotina, rotina, rotina!

Tenha uma rotina, o bebê não sabe dormir sozinho. Crie um processo para a criança se sentir segura e entender como as coisas funcionam. Crianças aprendem por repetição. Antes da rotina ficar instaurada não dá para ter flexibilidade, depois ok. Após às 16h o ideal é que as atividades sejam mais calmas, sem tanto estímulo. Durante o dia organize os horários das sonecas.

3. Tempo do sono diurno

As sonecas durante o dia devem durar no mínimo 40 minutos. Se o seu bebê acordar antes desse tempo, volte com o ritual que você está acostumada a fazer para ele adormecer. Pode não dar certo no primeiro dia, mas seja consistente.

4. Televisão? Na na ni na não!

Televisão estimula o bebê a ficar acordado, é muita agitação para um cérebro ainda em formação. Corte a Tv perto da hora de dormir.

5. Cuidado com as associações

Seu bebê só dorme mamando ou sendo ninado? Toda vez que ele acordar de madrugada (o que acontece inclusive com os adultos, mas a diferença é que sabemos voltar a dormir sozinhos) precisará dessas associações para voltar a adormecer.

6. Roupas confortáveis

Seu bebê precisa está confortável para dormir. Não adianta a roupinha ser linda, mas pinicar, ser muito fria ou muito quente. Não inventa! Um tecido macio é essencial e a temperatura do quarto deve estar agradável.

Homewear e sleepwear de 0 a 6 anos.
Artigo anteriorUma noite no Copacabana Palace com criança
Próximo artigoOs malefícios das telas para crianças
Carol Nazar é criadora do Carol Nazar Babies, onde compartilha suas experiências sobre maternidade.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui