Após explicar as características do primeiro setênio, hoje vamos falar do segundo setênio, que compreende o período de 7-14 anos de idade.

Nesta fase ocorre o desenvolvimento do corpo astral, ou seja, o desenvolvimento da alma.

A criança se emancipa da vida corporal. O lema dessa fase é O Mundo é belo.

A criança nesse período entra em contato com o mundo através da imagem. Elas vivenciam imagens interiores intensamente. Ela se volta para si, para o retrato do mundo que guarda dentro dela.

A partir dos 7 anos a pedagogia waldorf considera que a criança possui maturidade escolar, uma vez que ela já fez a sua organização mental e agora está pronta para usar a memória, a criativade, o pensar e a imaginação. Em razão disso, ela entraria no momento de receber os estímulos cognitivos e começar a alfabetização, porque somente agora o corpo e a mente estão juntos.

Na escola é ultilazado ferramentas como contos e fábulas, pois estes contam a verdade sobre o mundo, além de ter muita imagem nessas histórias.

Especificamente entre os 12 e 14 anos o adolescente precisa muito do adulto, precisa que este seja o elo entra ela e o mundo, já que ela se afastou do mundo externo para olhar para si. E esse adulto que fará o elo é alguém que essa criança ame profundamente.

No segundo setênio o temperamento se torna visível e característico. Nesta fase que se fundamenta costumes e hábitos (alimentares, de higiene, religiosos etc) e também onde se formam as crenças.

Espero que vocês tenham gostado de conhecer um pouquinho mais da metodologia waldorf e da antroposofia.

Até a próxima.

Artigo anteriorCaracterísticas do 1º setênio – Antroposofia e metodologia waldorf
Próximo artigoAulas do Joaquim na pedagogia waldorf
Carol Nazar é criadora do Carol Nazar Babies, onde compartilha suas experiências sobre maternidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui