Continuando nossa conversa dos últimos dois posts (aqui e aqui) sobre a antroposofia e a metodologia waldorf, vamos falar hoje mais um pouquinho sobre as características do primeiro setênio (0-7 anos de idade) da criança.

No primeiro setênio a percepção sensorial da criança está pulsante. Ela capta todo o movimento externo e capta através da imitação.

Observando o adulto ela consegue perceber o que é adequado e o que não é. Por isso é tão importante o exemplo. Por mais que a criança pequena ainda não tenha muita noção de certo e errado e nós vamos ajudá-la nesse processo, ela já consegue perceber o que é uma atitude adequada e o que não é.

Dessa forma quando seu filho não toma uma boa decisão não precisa passar um sermão imenso do que ele fez de errado (por mais que seja tentandor). Até porque o que vai acontecer é ele ouvir muito pouco o que você está dizendo. Reduza as palavras e seja consistente, vai surtir bem mais efeito.

Fechando esse parentesis kkk a filosofia antroposófica afirma ainda que nessa fase a criança tem muitos amigos, mas são superficiais. Até os 3 anos de idade ela vive a fase egocêntrica. Tudo é dela, está no mundo dela, em razão disso ela não brinca com outra criança. Pode até brincar lado a lado, mas cada uma no seu mundo. A criança brinca com os pais e pessoas próximas.

E o mais importante, lembrando que a criança aprende por imitação, ela vai imitar a concepção de mundo que o adulto tem, por isso diga e repita ao seu filho que o mundo é bom!

Artigo anteriorAntroposofia e metodologia waldorf
Próximo artigoSegundo setênio – Antroposofia e pedagogia Waldorf
Carol Nazar é criadora do Carol Nazar Babies, onde compartilha suas experiências sobre maternidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui