Olá queridos leitores,

Dando continuidade aos ensinamentos do livro “como falar para seu filho ouvir e como ouvir para seu filho falar” que iniciei nesse post aqui, hoje trago algumas habilidades que vão ajudar na colaboração do seu filho.

Aqui no post eu coloco o resumo do resumo até porque caso contrário eu estaria copiando parte do livro, o que seria ilegal kkk.

Quero alertar, como as autoras também alertam, que não estamos lidando com robôs, então obviamente essas estratégias podem não dar certo sempre, de todo modo isso não invalida a qualidade do material.

Vamos lá!

5 práticas para fazer uma criança colaborar:

  1. Descreva o que você vê ou o problema.

Exemplo: Há uma toalha molhada em cima da cama.

É muito melhor apenas descrever o que você está vendo em vez de culpar ou mandar para conseguir a colaboração da criança. É difícil fazer o que é preciso quando ficam falando o que há de errado com você. Concentra-se no problema fica mais fácil quando alguém o descreve para você.

2. Dê informação.

Exemplo: “o leite fora da geladeira azeda”

Dar uma informação é muita mais útil para a vida da criança do que acusar ou insultar. Ela jamais vai esquecer essa informação e cria um senso de responsabilidade. Quando as crianças recebem informação, elas mesmas podem concluir o que precisa ser feito.

3. Fale com poucas palavras.

Exemplo: “a toalha!”, “o leite!”

Nesse caso menos, é mais! As crianças não gostam de ouvir sermões discursos e explicações longas. Para elas quanto menor a mensagem, melhor.

4. Fale sobre seus próprios sentimentos.

Exemplo: “Fico incomodada quando a porta fica aberta. Não quero mosquitos dentro de casa”.

As crianças tem o direito de ouvir quais são os verdadeiros sentimentos dos pais. Ao descrever o que sentimos, podemos ser sinceros sem ferir.

5. Escreva um bilhete.

Exemplo: (pendure no cabide de toalhas)
“por favor, coloque-me de volta para eu secar.
obrigada,
Sua toalha”

Às vezes, nada o que dissermos será tão efetivo quanto a palavra escrita. É melhor usar a técnica do bilhete do que do grito kkk. E mesmo que seu filho não saiba ler ele vai arrumar um jeito de descobrir, seja perguntando para alguém próximo ou para você mesmo.

____________________________________________

A atitude que prejudica os filhos é a que diz : “Você é basicamente irritante e incapaz. Você está fazendo sempre alguma coisa errada e este último incidente é a prova a mais de sua completa incapacidade”

A pior parte é que muitas vezes as crianças ressuscitam essas palavras e, em algum momento no futuro, as usam como armas contra si próprias.

Por isso que tal tentar as técnicas acima?

Artigo anteriorTudo sobre minha cirurgia plástica – mastopexia
Próximo artigoFazendo as pazes com o feminino
Carol Nazar é criadora do Carol Nazar Babies, onde compartilha suas experiências sobre maternidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui