Ontem eu e a nutricionista materno-infantil Marina Bonelli fizemos uma live muito bacana no Instagram sobre o consumo de leite na infância. Vou colocar aqui alguns pontos interessantes que abordamos na live.

Composto Lacteo x Leite de vaca x fórmula infantil

Composto lácteo é um produto em pó resultante da mistura do leite e produtos ou substâncias alimentícias lácteas ou não lácteas ou ambas. Os ingredientes lácteos devem representar no mínimo 51% do produto. Os outros 49% podem ser açúcares, maltodextrina, gordura vegetal, amido modificado, polidextrose e muitos outros ingredientes que seu filho não precisa.

Como não há legislação brasileira que regularmente este produto, é permitido o uso de substâncias que adoçam como xarope de milho, glicose, sacarose, maltodextrina e edulcorantes. Todos nomes disfarçados de açúcar. Criança só deve consumir açúcar depois dos 2 anos.

Seu filho precisa de ômega 3, mas não do composto lácteo cheio de açúcar. Ele precisa de comida de verdade e da suplementação.

Dica: Olhem o rótulo!! Pegue a latinha de leite do seu filho e veja se está escrito composto lácteo ou leite em pó.

O leite de vaca em pó tem como ingredientes somente: leite integral, vitaminas A, C, D e E e minerais como ferro e zinco.

Percebem a diferença da lista de ingredientes dos compostos lácteos?

Por isso, é imprescindível fazer escolhas mais saudáveis e isso inclui o leite.

Já as fórmulas infantis são introduzidas na impossibilidade total da criança receber leite materno, jamais deve ser oferecido o leite de vaca, que pode prejudicar o desenvolvimento da criança. O mais indicado é usar um substituto que não interfira de modo negativo no desenvolvimento do bebê. O leite materno não pode ser copiado e o de vaca pode acarretar em problemas e alergias para o bebê.  Existem fórmulas infantis no mercado, que não possuem as vantagens do leite materno, mas, apesar de serem feitos a partir do leite de vaca, são modificados para facilitar a digestão do bebê e enriquecidos para oferecer os nutrientes que ele precisa a cada fase.

Quanto meu filho precisa de leite?

Atenção também para o volume diário de leite que seu filho consome e mais cuidado ainda com a substituição de refeições por leite.

Uma criança de 3 anos, por exemplo, 300 ml de leite por dia já basta. O que seria uma mamadeira ou copo de manhã e um à noite.

Seus filhos podem ter dificuldade na transição do composto lácteo para o leite de vaca integral em pó, porque a maioria dos compostos lácteos possuem açúcar na composição e o leite de vaca não possui. Mas não desanimem!

Basta vocês irem diminuindo o número de medidas do composto lácteo e aumentando a de leite de vaca!

E quanto ao Leite Vegetal?

Sim, você pode oferecer o leite vegetal sem problema nenhum para crianças acima de 1 ano. Leite de amêndoa, leite de coco… mas você terá que suplementar com outros alimentos para atingir a quantidade necessária de cálcio e omega 3 que a criança precisa.

Quanto de cálcio e ômega 3 que uma criança precisa?

Crianças de 1 a 4 anos precisam de 500 mg de cálcio por dia, crianças de 4 a 8 anos necessitam de 800 mg/dia de cálcio, ou seja, duas xícaras de leite integral (250 ml), que fornece 580 mg do mineral, uma fatia de queijo branco (30 g), que contém 205 mg, e um colher de sopa de couve-manteiga refogada (124 mg).

Lembrando que você também pode oferecer iogurtes para as crianças, mas somente se a lista de ingredientes se resumir a leite e fermento lácteo! Nada mais além disso, leia o rotulo sempre. Aquelas marcas que consumíamos na infância são lotadas de açúcares.

Você também pode complementar o ômega 3 com flocos de milho, chia, gergelim, peixes, folhas escuras, óleos vegetais (de oliva, canola e soja), castanhas, sementes de linhaça e nozes. Para saber ao certo as quantidades é imprescindível a consulta com um(a) nutricionista.

Há diversos suplementos de ômega 3 no mercado, a consulta com o nutricionista poderá indicar alguma marca específica.

Por fim, lembramos que esse post não substitui a consulta com uma Nutricionista especialista em Nutrição Materno-infantil. Cada paciente deve ser avaliado individualmente para melhor escolha do leite a ser consumido e o volume diário a ser ingerido.

A querida Marina Bonelli que nos forneceu com todo carinho todas essas informações atende presencialmente (depois que acabar o isolamento, claro) no Consultório e em Atendimento Domiciliar através do telefone (71) 99156-2522 e também faz atendimentos on-line! Recomendo muito a consulta com ela.

 

Artigo anterior5 Dicas para não gastar dinheiro à toa
Próximo artigoJoaquim 1 ano – You are my sunshine
Carol Nazar é criadora do Carol Nazar Babies, onde compartilha suas experiências sobre maternidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui