Hoje a Dra. Helena Santos, médica especialista em angiologia e cirurgia vascular, fala sobre hemangioma infantil.

Este tipo de lesão vascular costuma causar muita preocupação e, até mesmo, um certo desespero dos pais em busca de um profissional que os acolha e oriente um tratamento adequado para o bebê.

Os hemangiomas ocorrem devido a erros na formaçao dos vasos sanguíneos durante a gestação mas que, na maioria das vezes, só são diagnosticados após o nascimento.  O tipo mais comum, chamado, Hemangioma da Infância, é aquele sinalzinho que se assemelha a um “moranguinho” (foto). 

Este tipo costuma aparecer nos primeiros dias de vida da criança e tem seu crescimento máximo até 1 ano de vida.  Após este período, na maioria dos casos, ele costuma regredir, porém, este comportamento é incerto.

Atenção especial deve ser dada às lesões que acomentem estruturas importantes como a boca, o nariz ou os olhos, pois seu crescimento pode levar a deformidade, com prejuízo tanto estético como funcional. Nestes casos, pode ser necessário uso de medicações que controlem o crescimento da lesão ou ainda tratamentos cirúrgicos ou com laser.

Se você conhecer alguém que esteja com um bebezinho e passando por essa situaçao delicada, acalme os pais e oriente-os a procurar um especialista! 

Veja a foto autorizada pelos pais do antes e depois do tratamento do hemangioma da infância. Os pais autorizaram a imagem justamente para difundir a informação!

Para ler mais textos sobre saúde clique aqui.

Dra. Helena Santos é médica formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e especialista em angiologia e cirurgia vascular pelo Hospital Federal da Lagoa. Ela atende na cidade Rio de Janeiro, na Av. das Américas, 2480, Ed. Conquest, Bl. 5, sala 218 – Barra da Tijuca. Telefone: (21) 99800-1314.

Artigo anteriorFesta de 1 ano – Safari Gold
Próximo artigoDiário de gravidez – Primeiro Trimestre
Carol Nazar é criadora do Carol Nazar Babies, onde compartilha suas experiências sobre maternidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui