A varicela, popularmente conhecida como catapora é uma das doenças de pele mais comuns na infância mas também acomete adolescentes e adultos sendo mais grave. É causada pelo vírus varicela-zoster e é altamente contagiosa.

Causa

O Contágio ocorre através do contato com secreções respiratórias, saliva ou com a secreção das lesões bolhosas e também durante a gestação. Como é altamente contagiosa, surtos em escolas e creches são muito comuns e a criança deve ser afastada das atividades escolares e só retornar após remissão completa das lesões bolhosas. A catapora pode surgir em qualquer época do ano mas é mais comum no final do inverno e início da primavera.

Sintomas

Os sintomas iniciam com febre, mal estar, perda de apetite, dor de cabeça. Em até 48 horas surgirão as lesões de pele. Inicialmente surgem lesões avermelhadas por todo o corpo que evoluem para bolhas com líquido claro no interior e, depois, surgem as crostas. As lesões são acompanhadas de intensa coceira.

Tratamento

A recuperação completa ocorre entre 7 e 10 dias após o aparecimento dos sintomas mas o período de transmissão dura em média 15 dias. Em pacientes com imunidade reduzida como recém nascidos e o risco de complicação é maior pois ficam mais suscetíveis a outras infecções pelo próprio vírus ou bactérias como celulite, pneumonia e meningite, necessitando de internação hospitalar.

A catapora não tem um tratamento específico, apenas medidas para reduzir os sintomas como antitérmicos para febre e dor e alguns anti-histamínicos para reduzir a coceira. O tratamento com antibióticos só é indicado para os casos de lesões de pele causadas por bactérias que entraram em contato com a pele através da coceira e mão sujas. Pessoas debilitadas, adolescentes e adultos devem ter cuidados especiais pelo risco de complicações mais graves.

Vacina

A vacina contra a catapora faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e é indicada a partir de 15 meses de idade e reforço entre 4-6 anos pelo calendário do Ministério da Saúde e a partir de 12 meses pela Sociedade Brasileira de Imunização. Adultos e adolescentes que nunca foram vacinados ou não tiveram catapora devem ser vacinados. A vacina é responsável por proteger a criança, evitando a doença e suas complicações. Em alguns casos a doença poderá surgir, mas de forma branda. O movimento anti-vacina que está ganhando força no mundo todo, inclusive no Brasil, falamos disso neste post aqui, está sendo responsável pelo surgimento da catapora com apresentação mais grave do que anteriormente.

Para ler mais posts sobre pediatria da Dra. Cristiane Pacheco clique aqui e aqui.

Artigo anteriorEnxoval para crianças de 2 a 4 anos
Próximo artigoSaltos de desenvolvimento do bebê
Dra. Cristiane é endócrino-pediatra. Graduada pela Faculdade Souza Marques, Residência Médica em Pediatria pelo Hospital Municipal Jesus, Título de especialista em Pediatria pela SBP, Residência Médica em Endocrinologia Pediátrica pelo Hospital dos Servidores do Estado e Endocrinologista do Hospital Municipal Jesus. Professora da disciplina de Pediatria da Universidade Unigranrio. Atende em seu consultório na Av. Luís Carlos Prestes, 410 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Telefone: (21) 3328-4266.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui