Confira o artigo sobre vegetarianismo na infância escrito por nossa colunista e nutricionista Fernanda Simões do Nutri para pequenos.
Boa Leitura!
___________________________________________________
A dieta vegetariana bem planejada durante a infância, ao contrário do que muitos pensam, é capaz sim de garantir o crescimento e desenvolvimento adequados. É papel do pediatra e do nutricionista apoiar e orientar corretamente essas famílias.
Vamos falar aqui do vegetarianismo na primeira infância, quando os pais desejam que seu bebê experimente o mesmo estilo de vida da família.
Durante o aleitamento materno
O primeiro passo do sucesso na alimentação vegetariana/ vegana infantil é o ALEITAMENTO MATERNO de forma exclusiva até 6 meses e complementada até 2 anos ou mais. Na ausência desse, a fórmula infantil apropriada para a idade é fundamental. “Leites vegetais” não são substitutos nesta fase! O momento de maior risco nutricional é quando acontece o desmame…
A mãe vegetariana deve também ter um cuidado especial com a sua alimentação, principalmente enquanto estiver amamentando. Alguns nutrientes (vitaminas do complexo B, vitamina A e Iodo) podem estar em menor quantidade no leite materno se a reserva materna estiver diminuída. O tipo de gordura também pode variar.
Na introdução alimentar
Na introdução alimentar, a atenção deve ser redobrada para o consumo de alimentos fontes de ENERGIA, PROTEÍNA, GORDURA, ZINCO, IODO, FERRO, CÁLCIO E VITAMINAS DO COMPLEXO B (B12 principalmente). Mas, com as combinações adequadas, todos estes nutrientes são garantidos vindos de fontes vegetais, com exceção da vitamina B12 (porém presente em ovos e leite, alimentos consumidos pelos não veganos).
Lembramos que a deficiência de nutrientes pode estar presente tanto em crianças vegetarianas quanto nas não vegetarianas e pode ter várias causas. A suplementação é individual e deve ser avaliada!
Para ler mais posts da nutricionista Fernanda Simões clique aqui.
________________________________________________
Nutricionista formada pela UERJ (2003); Pós Graduação em Terapia Nutricional Enteral pela Santa Casa de Misericórdia/RJ (2004); Residência em Nutrição Clínica no Hospital Universitário Pedro Ernesto (2004-2006); Mestrado em Ciências pela UERJ (2008). Trabalha com Nutrição Materno-Infantil desde 2011 quando ingressou no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF – FIOCRUZ/RJ). Mãe de 2 pequenos (Guilherme – 7 anos e Mariana – 2 anos)
Atendimento nutricional domiciliar (Rio de Janeiro) e consultório (Barra da Tijuca) – atendimento nutricional na pré-concepção, gestação e amamentação. Introdução alimentar, crianças com seletividade alimentar, melhora de hábitos alimentares na infância e adolescência, terapia nutricional enteral em pediatria, doenças crônicas e alergias na infância, dieta cetogênica na epilepsia em crianças.
Contatos: (21) 964845408
@nutriparapequenos