Agora que o João está em casa, uma vez que ele saiu da escolinha, a Carol Saggioro (consultora do sono do João) clique aqui para ver a parte I do plano de sono dele sugeriu algumas brincadeiras para ele fazer em casa, na pracinha ou em qualquer lugar…
São brincadeiras simples mas que estimulam o desenvolvimento infatil.
Se você também mantém o seu filho ainda em casa, sob o olhar de um cuidador ou com você mesma, vale a pena dar uma conferida nas brincadeiras abaixo.
São sugestões de brincadeiras adequadas para crianças a partir de 1 ano e meio:
1- Jogo de encaixe caseiro
Desenhe as formas geométricas numa folha de papel e peça para ele encaixar as formas nos lugares certos.
2- Jogo do caminho
É só desenhar caminhos com fita crepe no chão para a brincadeira começar.
3- Cantinho de massinha e formas
Crianças da idade do João adoram massinha! A brincadeira pode ser incrementada misturando com outros brinquedos, como formas geométricas, transformando em outros objetos, como um carinho, por exemplo.
4- Contact no chão
Contact preso no chão + materiais sortidos = experiência sensorial super criativa!
5- Mestre mandou
Dê ordens simples ao João, sempre demonstrando o movimento, como “o mestre mandou colocar a mão na barriga”, “o mestre mandou bater palma”, “o mestre mandou fazer uma careta”, entre outros.
A brincadeira ajuda a desenvolver o senso de observação, a atenção aos comandos e a obediência. Com o tempo, você pode parar de fazer o movimento antes para exercitar a memória da criança.
6- Diversão com bexigas
Balões de aniversário são ótimos para brincar dentro de casa. Como são leves, não quebram as coisas e se movimentam devagar, dando chance aos pequenininhos de brincar de vôlei. Encha um, amarre, jogue para cima e brinque de contar quanto tempo a bexiga leva para chegar até o chão. Ou então peça para ele tentar tocar nela, evitando que ela caia no chão.
Essa é uma boa atividade para ensinar os números e também para desenvolver a coordenação mão-olho. Ativa também a coordenação motora ampla, o equilíbrio e a noção de espaço.
Só tome cuidado para recolher rápido os pedacinhos do balão se ele estourar, para evitar risco de engasgo.
Para ver mais posts como este clique aqui.
fontes: https://brasil.babycenter.com/ e http://www.tempojunto.com