João na Praça Mauá em frente ao museu do Amanhã.

Você gosta de tirar férias? Porque as férias são tão importantes para os adultos?

Ficamos ansiosos para chegar nossas férias, queremos fugir da rotina, queremos fugir do stress do dia a dia, queremos não ter hora para acordar! Enfim, queremos “ser dono do tempo” sem nos preocuparmos com qualquer tipo de compromisso.

E seu filho? Será que ele não passa pelo mesmo sentir?

Criança também gosta de férias, de fugir da rotina, de não ter hora para acordar, de fazer programas diferentes, de ir à praia e ao parque, de brincar e hoje principalmente com o advento da creche ou horário integral de usar os brinquedos de casa.

O período das férias, como mostrou o estudo feito pela academia Norte–Americana de Pediatria, pode ser muito importante para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.

O tempo livre para brincar serve para as crianças aplicarem o que aprenderam, experimentar novas formas de fazer, além de aumentar a disposição para aprender novas informações.

A brincadeira infantil, ajuda a criança no seu desenvolvimento, dá asas à imaginação e é fundamental para a organização do raciocínio e a construção do conhecimento.

Mas como organizar as férias do meu filho? Dúvidas como essas são comuns na sociedade atual, o pouco tempo dos pais, a falta de espaço para as crianças brincarem de forma segura, muitas vezes dificultam as tarefas dos pais de orientar e mediar as atividades do filho neste período.

Algumas brincadeiras e programas que podem auxiliar para a programação das férias:

1-Cozinhar

O máster chef é seu filho. Em qualquer idade essa pode ser uma atividade prazerosa. Pense em algo que ele seja capaz de realizar.

Que tal biscoito para o lanche? Amassar e formar biscoitos divertidos com as forminhas de bichinhos se torna uma brincadeira deliciosa.

Além disso, pense em outros menus como espetinho de fruta com sorvete, bolo da vovó, pizza de pão de forma, salada de frutas…

Como sugestão clique aqui, aqui e aqui pra ver receitas já publicadas no blog.

2- Hoje é dia de arrumação

Vamos arrumar os brinquedos?

Uma atividade simples que pode render horas de descoberta, descobrir no velho brinquedo uma nova atividade. Experimente!

3- Gincana divertida

Crie uma gincana, faça atividades como pular, soprar (corrida de algodão), corrida da fronha, bola no cesto… Que tal convidar o amiguinho para compartilhar este momento?

4 – Circuito animado

Um circuito com diferentes obstáculos, subir, descer, engatinhar, arrastar, pular… Use o espaço da casa como cadeiras, mesas e bancos.

5- Batizado das Bonecas

Que tal convidar vovó, vovô, tia e priminhos, além da amiga mais chegada para o batizado das bonecas?

O lanche pode ser de colaboração, cada um leva algo.

Não esqueça de escolher o nome da boneca e dos padrinhos e arrumar a boneca. É hora de planejar e organizar, quanto ensinamento simples para seu filho.

6- Cine pipoca

Escolha um bom filme para todos. Que tal um balde de pipoca e suco para acompanhar o filme?

7- Acampamento

Vamos montar uma acampamento? Uma gostosa cama feita no chão para todos dormirem. Não esqueça do lanche próprio de acampamento: frutas, sucos e biscoitos.

Um lençol velho e barbante podem ajudar na confecção de uma barraca.

8- Piquenique

Que tal organizar um piquenique? Pode ser no play, no quintal ou no final da tarde na praia ou no parque. Convide alguns amiguinhos e combine o que cada um vai levar.

Uma cesta de palha e uma toalha bonita dá um charme especial. Use descartável. Se houver espaço, leve bola e peteca.

9- Banho de Mangueira

Quem não gosta de um banho de mangueira?

Sunga ou biquíni e um balde! Se o espaço permitir aproveite para um dia de pintura em papéis grandes. Use pincéis de diferentes tamanhos, rolo de pintura, dedos e mãos. Vale pintar o corpo!!!

10- Passeio de bicicleta

Um programa sempre divertido!

11- Tarde de Leitura

Vamos explorar os livros de histórias. Reler aquele livro que tem gostinho especial.

Ao final, que tal confeccionar fantoches com papel colorido, cola, canetinhas… depois de pronto é só colar no palito de sorvete e entrar na história para contá-la com um teatrinho de fantoche.

12- Jogos infantis

Explore os jogos guardados no armário. Aproveite para trabalhar regras como esperar a vez, lidar com a frustração, seguir as instruções e tudo que puder explorar para mostrar à criança a importância das relações com o outro.

Além disso você pode planejar passeios como: zoológicos, museus, ida à pracinha, praia, piscina, Jardim Botânico etc.

Não esqueça! O planejamento é um excelente exercício para a criança.

Boas Férias e bom divertimento!

__________________________________

Dra. Maria Nogueira é psicóloga especializada em neuropsicologia, psicopedagogia e psicologia escolar. Ela atende em seu consultório no Rio de Janeiro. Para falar com ela envie e-mail para mariacpnogueira@gmail.com ou ligue para (21) 99731-1425.

Para ler mais posts da Dra. Maria clique aquiaquiaquiaquiaquiaqui e aqui.

Artigo anteriorLista do Enxoval do bebê
Próximo artigoQuarto boho chic
Carol Nazar é criadora do Carol Nazar Babies, onde compartilha suas experiências sobre maternidade.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui