Hoje a Dra. Helena Santos, médica especialista em angiologia e cirurgia vascular, nos esclarece sobre o aparecimento e tratamento de varizes oriundas da gestação.
________________________________________
A doença venosa, também chamada de varizes, atinge 90% da população feminina.
É muito comum, durante a gestação, as mulheres notarem uma piora desta patologia, através do aparecimento de mais vasinhos e varizes.
Mas temos uma boa notícia: grande parte das varizes que aparecem durante a gestação, regridem após o período do puerpério!
Ah… mas e se elas não sumirem?
Também não há motivos para desespero! Hoje temos muitas opções para o tratamento das varizes, entre elas os tratamentos de consultório como a espuma densa e o laser, com ótimos resultados, e em grande parte dos casos sem necessidade de realização de cirurgia.
Há algum tratamento que podemos fazer durante a gestação?
Neste período, não é aconselhável a realização de nenhum tratamento invasivo como as aplicações ou tratamentos a laser.
Recomendo, sempre, a utilização de meias de compressão que, além de evitar a aparecimento de mais varizes, também ajudam a deixar as pernas menos inchadas e cansadas.
Para saber qual a meia mais indicada para seu caso, consulte seu angiologista e/ou cirurgião vascular.
Tenho varizes e estou pensando em engravidar, o que posso fazer?
Consulte seu angiologista e/ou cirurgião vascular e avalie a possibilidade de fazer seu tratamento antes da gestação. Isto irá evitar complicações maiores durante esta fase, dentre elas a temida trombose, além de evitar a progressão das varizes, diminuindo, também, o incomodo estético neste período.
Para ler mais textos sobre saúde clique aqui.
Dra. Helena Santos é médica formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e especialista em angiologia e cirurgia vascular pelo Hospital Federal da Lagoa. Ela atende na cidade Rio de Janeiro, na Av. das Américas, 2480, Ed. Conquest, Bl. 5, sala 218 – Barra da Tijuca. Telefone: (21) 99800-1314.