A saúde bucal é um tema muito importante e de saúde pública, por isso não poderia ficar de fora do nosso blog.

Para nos orientar neste assunto as Dras. Eduarda Santiago e Juliana Camara, cirurgiãs dentistas, a primeira  especializada em endodentia e a segunda especializada em odontopediatria estarão sempre aqui trazendo muita informação sobre a higiene bucal dos nossos filhos e das mamães grávidas.

Hoje quem escreve sobre o aparecimento precoce de cáries em crianças é a Dra. Eduarda Santiago.

Cárie de estabelecimento precoce

A cárie de estabelecimento precoce é definida como a presença de uma ou mais lesão de cárie (cavitada ou não), dente perdido por cárie, ou dente de leite obturado em crianças de até 6 anos de idade (AAPDC 2016).

Os fatores que podem causar a cárie na infância estão relacionados ao consumo exagerado de carboidratos (açúcar) sem a devida higienização/escovação.

Importante ressaltar que a higienização/escovação deve ser realizada de maneira eficaz, sob supervisão de um adulto que tenha recebido orientação de um especialista (cirurgião dentista).

Tais orientações serão fornecidas de maneira individualizada, de acordo com a faixa etária da criança, do número de dentes presentes e da dieta da criança, além da orientação para utilização dos produtos fluoretados (pastas de dente, enxaguante bucal com flúor etc).

Consequências

De uma hora para a outra o seu filho que sempre foi bom de boca parou de comer (desespero de qualquer mãe) sem qualquer razão?

Saiba que uma das possíveis causas é a presença da cárie de estabelecimento precoce, uma vez que a consequência dela é dor, desconforto e dificuldade de alimentar-se, o que compromete o bem estar da criança e da família.

A prevenção e manutenção da saúde bucal é de fundamental importância, pois evita danos à dentição em formação bem como o desenvolvimento saudável integral da criança.

Amamentação e dentição

Por fim, é sempre bom ressaltar que os benefícios advindos do aleitamento materno incluem o desenvolvimento harmonioso e funcional da face da criança, com o correto posicionamento dos dentes e ainda o correto movimento da deglutição e mastigação.

Para mais informações: http://abodontopediatria.org.br/site/

Artigo anteriorMorar mais por menos – Quarto de bebê seguro
Próximo artigoFesta Infantil Procurando Nemo
Dra. Eduarda Santiago é cirurgiã dentista pela Universidade do Grande Rio - Unigranrio, Pós-graduanda e Mestranda em Endodentia pela Unigranrio. Pesquisadora do Instituto Militar de Engenharia - IME em Engenharia dos Materiais. Atende no seu consultório à Rua Siqueira Campos, 91A, Copacabana, Rio de Janeiro, telefone: 2549-2620.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui