Semana passada o João fez a primeira consulta com a fonoaudióloga @leilamazarakis da @mamahelpconsultoria em razão dele apresentar o que chamam de dislalia, mas atualmente é denominado de distúrbio fonoarticulatório.
Na cronologia ele ainda pode adquirir o /r/ de arara e prato até os 5 anos de idade. No entanto, eu preferi me antecipar ao marco da linguagem porque isso pode interferir na fase da escolarização e aprendizagem da leitura e escrita.
Aprendi na consulta que hábitos alimentares e respiratórios podem influenciar nas distorções ou dificuldades de pronúncia, por exemplo, o João sempre dormiu de boca aberta, isso fez com que ele adquirisse uma profundidade maior no palato o que dificulta a emissão do som /r/.
Além disso, a Leila me explicou que há quatro tipos de /r/. Alguns o João apresenta mais dificuldade para falar como arara, porém como ele já percebeu que há uma letra ali, que não consegue pronunciar, em substituição ele insere o /l/ e fala alala. Esse por sinal, segundo a fono, é o /r/ mais difícil. Já em outros casos ele omite o som do /r/ como em árvore e diz simplesmente ávore.
Outra coisa que não tinha percebido mas com a avaliação da especialista ficou claro de ver é que o João não pronuncia o /s/ corretamente. Ele coloca a língua muito pra frente passando os dentes. Tecnicamente esse fenômeno é chamado de interposição lingual ou ceceio anterior no /s/.
Faremos sessões 1x por semana com duração de 1 hora. Como disse acima o João já se aproxima dos 5 anos então é importante e recomendável corrigir a linguagem agora.
Eu adorei a didática e o jeito carinhoso da Leila conduzir a sessão. Recomendo fortemente!