Quem me segue nas redes sociais viu que meu marido trouxe de Portugal um livro chamado “Todos para a cama” do neuropisicólogo Álvaro Bilbao (foto). Infelizmente parece que o livro não vende no Brasil, eu pelo menos não achei vendendo por aqui…
O livro me contagiou, pois a primeira coisa que ele afirma é que jamais, em hipótese alguma, nunca devemos deixar nossos filhos chorando até a exaustão para assim adormecer.
E por que não devemos?
Primeiro porque você acabaria com anos de evolução da espécie humana! Aprendemos a ter compaixão, empatia com o choro do outro. Desenvolvemos o estímulo que ao ver outra pessoa chorar a gente queira ajudar, mas se você simplesmente ignora o choro do seu filho (você que é a mãe, a pessoa que ele mais ama no mundo) e não se sensibiliza com o choro dele, porque ele deverá ter compaixão com o choro do próximo?
Quando você o deixa chorando ele não aprende a dormir, ele simplesmente se sente ignorado, ele sabe por mais que tente chamar a sua atenção não vai ter resposta então desiste, mas a que custo? Garanto a um custo alto! O trauma já está instalado, a falta de carinho e amor que aquela criança viveu vai demorar a ser curada.
Não deixe seu filho em desalento chorando, clamando por você, ele precisa do seu carinho, do seu aconchego e do seu amor. A relação de amor mãe-filho é importantíssima para a autoestima e segurança da criança.
Mas o que fazer então?
Eu sei (e entenda sei mesmo, na pele) o que é ficar noites sem dormir porque a criança acorda toda hora. É exaustivo, a gente pode perder a paciência e ficar um caco no dia seguinte.
Mas nenhuma criança aprende a dormir da noite para o dia. É um processo e neste processo acolha!
Quando seu filho chorar, acolha, vá ao encontro dele, explica que é noite é hora de dormir, que você está do lado dele.
Crie uma rotina. Isso é importantíssimo! Aqui em casa funciona assim: Jantar, banho, brincadeira suave no quarto, história, cantoria (já com o quarto escuro) e dormir.
Desacelere o ritmo a partir das 18h, converse antes que à noite vocês precisam dormir, dê carinho deixe-o sentir seguro. Se você sentir que vai perder a paciência se afaste. Tragédias horríveis ocorrem nesses momentos de falta de controle emocional do adulto.
Ele é um bebê e bebês querem o contato físico da mãe desde que a humanidade existe. Tenha paciência, isso não vai durar para sempre, vai chegar uma hora que você vai ter que gritar para ele levantar da cama #adolescentes kkk.
O livro ensina alguns rituais para se criar rotina, mas o que eu mais amei é que ele traz luz à consciência de que (1) seu filho não é o único que não dorme, (2) eles precisam de amor e carinho nessa fase para não criar traumas (3) tenha paciência, se você chegar ansiosa e irritada para colocar o bebê para dormir ele sentirá essa sua agonia e tudo vai caminhar mal (4) crie rituais, crie rotina, bebês se sentem seguros com rotina, porque sabem o que vai acontecer, eles não se sentem perdidos (5) se você não está num bom dia peça ajuda, cuidado com suas ações!
Para ler mais posts sobre sono clique aqui.
Formidável!