Toda mãe que está amamentando fica na dúvida se precisa ou não oferecer água para o seu filho. Se não é a mãe que tem dúvida, sempre tem o palpite de alguém com a famosa frase “mas como o seu bebê não bebe água? Na minha época se dava água para bebês!” Acho que se fizéssemos um rank com os palpites mais dados às mães este estaria no topo!

O conexão mamães te ajuda a sanar esta dúvida! A querida Ronimara (@roni_nutri), nossa nutricionista, esclarece a polêmica questão da água para bebês, que estão em aleitamento exclusivo.

Vamos resolver essa angústia?

Mamães, o leite materno é um alimento completo que garante ao bebê todos os nutrientes, inclusive a água que ele precisa. Por isso, os Departamentos Científicos de Nutrologia e Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria, adotam a recomendação da Organização Mundial da Saúde de aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade.

Oferecer água e chás é perigoso para o bebê! Eles são veículos de microrganismos que a imunidade do bebê ainda não está preparada para eliminar, e podem causar doenças, como por exemplo a diarreia. Além disso, a oferta desses alimentos está relacionada com o desmame precoce da criança.

Nos dias mais quentes, se o bebê tiver sede, aumente o número de mamadas. Fazendo isso, você garante que seu filhote esteja sempre bem hidratado.

FONTES: Sociedade Brasileira de Pediatria – Manual de Orientação – Nutrologia.

Artigo anteriorQuarto de bebê Montessoriano
Próximo artigoViagem com bebê para o Hotel Fazenda União
Nutricionista pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Pesquisadora e mestranda na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Coordenadora da Equipe de Nutrição BIOMais Saúde. Atende no Rio de Janeiro nos bairros da Tijuca e Barra da Tijuca e em Icaraí na cidade de Niterói. Telefone (21) 97681-9313.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui