Com a fundamentação científica que temos acesso nos dias de hoje, é possível afirmar que uma das grandes diferenças entre crianças nascidas através do parto normal e aquelas nascidas por parto cesáreo são as bactérias que “residem” nos seus organismos.
Estudos sugerem que o contato com a flora vaginal da mãe no momento do parto representa a primeira inoculação de bactérias do bebê, o que parece ser um dos principais fatores para o bom desenvolvimento do sistema imunológico da criança. A alta taxa de cesáreas no Brasil explicaria, pelo menos em parte, o aumento da ocorrência de doenças alérgicas e mediadas por outros fatores imunológicos, como é o caso das doenças “auto-imunes” na infância e adolescência, nos últimos anos; tais como dermatite atópica, asma e artrite juvenil.
A microbiota intestinal dos seres humanos (antigamente chamada de “flora intestinal”), começa a ser formada, portanto, desde o parto! E parece que durante os primeiros 3 anos de vida, ela se constitui de forma bastante semelhante àquela que o indivíduo carregará para o resto de sua vida, impactando no funcionamento do intestino, em possíveis doenças metabólicas (obesidade e diabetes, por exemplo) e até em doenças neurológicas (autismo, depressão e doença de Parkinson, dentre outras).
Cabe ressaltar que, não somente o tipo de parto, mas também o perfil de dieta da sociedade nos dias de hoje, além do uso excessivo de antibióticos; principalmente nas crianças de menor idade, podem interferir na formação desta microbiota e levar a uma “disbiose”, que é o desequilíbrio entre as bactérias “protetoras” e as bactérias patogênicas (“bactérias do mal”) no intestino. A consequência direta seria uma chance maior tanto de doenças da infância, quanto de algumas doenças de adultos, tais como as citadas acima.
Portanto, mamães, atenção especial quanto ao tipo de parto, quanto à dieta de seus filhos e muito cuidado com o uso excessivo de antibióticos nessa fase da vida!
_______________________________________________________________________________________________
Ronaldo Carneiro dos Santos
Gastroenterologista / Medicina de Estilo de Vida
Sócio da BIOMais – Centro de Reprogramação Corporal e Comportamental