Abaixo a nossa colunista Dra. Cristiane Pacheco esclarece a importância da Vitamina D para o desenvolvimento da criança.

A voz do especialista

A deficiência de vitamina D é um dos distúrbios nutricionais mais frequentes no mundo, estimando-se que 1 bilhão de pessoas sofram de insuficiência ou deficiência dessa vitamina. No Brasil, apesar da maioria da população residir em regiões com exposição solar, observa-se cada vez mais crianças e adolescentes acometidos.

A vitamina D é um pró hormônio que tem papel fundamental no metabolismo dos ossos, mas apenas uma pequena parte provem da dieta (peixes como atum e salmão, fígado, gema de ovo, leite materno). Outra fonte de vitamina D é a síntese cutânea através da exposição solar.

Os principais grupos de risco para a deficiência de vitamina D são os prematuros, filhos de mães com deficiência de vitamina D durante a gestação ou de pele escura, dietas vegetarianas, uso de alguns medicamentos, obesidade e algumas doenças que levem a redução da absorção da vitamina pelo intestino.

A deficiência de vitamina D na criança pode levar ao atraso no crescimento e desenvolvimento e ao raquitismo.

A dosagem de vitamina D só é indicada rotineiramente para os grupos de risco para deficiência e o tratamento com suplementação é indicado para todos os pacientes com a deficiência.

A prevenção é feita ainda no pré-natal através da suplementação em gestantes e no período de aleitamento materno. Conforme orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria as crianças em aleitamento exclusivo também devem iniciar a suplementação logo após o nascimento. Entretanto, não basta apenas a suplementação de vitamina D. O estímulo a prática de atividade física ao ar livre garante a exposição solar diária e o consumo regular de alimentos ricos em vitamina D e cálcio são essenciais para o correto funcionamento da vitamina D no organismo.

Artigo anteriorPrimeira Volta ao Mundo do João
Próximo artigo6 Camas Casinha Montessorianas
Dra. Cristiane é endócrino-pediatra. Graduada pela Faculdade Souza Marques, Residência Médica em Pediatria pelo Hospital Municipal Jesus, Título de especialista em Pediatria pela SBP, Residência Médica em Endocrinologia Pediátrica pelo Hospital dos Servidores do Estado e Endocrinologista do Hospital Municipal Jesus. Professora da disciplina de Pediatria da Universidade Unigranrio. Atende em seu consultório na Av. Luís Carlos Prestes, 410 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Telefone: (21) 3328-4266.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui