Para começar a história vamos explicar o que é Mindfulness, porque certamente você já ouviu falar mas ainda não entendeu o significado.

O que é?

Mindfulness nada mais é do que ter a mente presente no que você está fazendo, é ter atenção plena ao momento presente.

Sabe quando você está lendo um livro e precisa voltar a ler a página de novo porque não prestou atenção em uma linha? Então, isso quer dizer que sua mente não está focada no presente.

Ou então quando você está caminhando e vem um milhão de pensamentos e você não observa nada do caminho? Não consegue relaxar, apreciar a natureza e estar em paz, porque pensa nas milhões de tarefas que tem que fazer ou nas preocupações da vida, isso também significa que você não está concentrado no que está fazendo.

Por que é importante?

A importância de desenvolvermos uma consciência ao momento presente faz com que consigamos ter a tão sonhada paz de espírito! E isso não tem nada a ver com a sua religião, tem a ver em não deixar a ansiedade te dominar.

Uma pessoa muito ansiosa e preocupada acaba desenvolvendo doenças crônicas e depressão. E não seria essa a doença do século? Que tal mudar isso e ensinar ao seu filho ser uma pessoa serena e completamente consciente do momento presente?

Benefícios para as crianças

O mindfulness aplicado às crianças melhora o foco e a concentração, regula os níveis de ansiedade, aprimora as habilidades emocionais, melhora a qualidade do sono e a criatividade.

Brincando de Mindfulness

Aqui em casa eu comprei um baralho de Mindfulness (foto), que possui 50 exercícios para a prática a atenção plena com crianças. A criança sorteia uma carta e você faz a brincadeira descrita nela.

Alguns exemplos que o João adorou:

  1. Coloque numa sacola 3 ou mais objetos. Peça para a criança fechar os olhos (ou pode mesmos vendá-la) e peça para advinhar quais são os objetos. Ela precisará perceber o tamanho, o formato, o peso enfim se concentrar para advinhar qual é o objeto.
  2. Pegue um canudo e um pote. Desenhe e recorte diversas figuras de peixes e espalhe pela mesa ou pelo chão. A criança deverá pescar os peixinhos com o canudo em contato com o papel, sugando, inspirando e prendendo o ar, conduzindo-os até o pote e soltando-os. Este exercício serve para equilíbrio e controle da respiração.
  3. Peça para a criança fechar os olhos e aproxime do nariz um objeto perfumado para que ela identifique. Pode ser uma fruta, um perfume, café. Peça para ela respirar bem lentamente e tentar advinhar o que é. Este exercício serve para reduzir a ansiedade (na escola do João eles fizeram bastante este exercício com as crianças).
  4. Dê papel, tinta e uma folha. Coloque uma música agradável e peça para a criança sentir a música e expressar seus sentimentos e sensações desenhando na folha.
  5. Leva a criança ao parque e deite-se com ela no chão olhando o céu (pode ser no play do prédio, na praia, no jardim de casa). Peça que observe as nuvens e faça as suas próprias associações, não interfira.
  6. Para quem tem irmão ou irmã este exercício é ótimo. Coloque um em frente ao outro, deixe que eles olhem nos olhos um do outro sem perder o contato, fixando o olhar mantendo o foco e a concentração. Eles podem ter vontade de rir, mas, mesmo asssim, devem manter contato visual. Este exercício serve para despertar a empatia e criar vínculos.

Esses são só alguns exemplo. Tente e depois me diga se deu certo.

Para ler outros textos clique aqui.

 

Artigo anterior5 Aplicativos para smartphones
Próximo artigoAmor incondicional
Carol Nazar é criadora do Carol Nazar Babies, onde compartilha suas experiências sobre maternidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui