A especialista em endocrinologia, Dra. Juliana Garcia Dias, nos alerta sobre a diabetes gestacional.

Leitura importantíssima para as grávidas do blog!

________________________________________________________

A gravidez é a realização de um sonho para muitas mulheres, porém é preciso ter alguns cuidados para que seja tranquila e assim, evite problemas para a saúde do bebê e da mãe. Um dos cuidados seria com relação a evitar o Diabetes gestacional, condição ocasionada quando há um aumento do nível de glicose durante a gestação. Diferente de quem tem diagnóstico antes mesmo de ficar grávida.

Por que a diabetes gestacional ocorre?

Esse aumento da glicose pode ocorrer porque, nesse período, surgem mudanças no equilíbrio hormonal da mulher para garantir um adequado desenvolvimento do bebê. A placenta será uma fonte importante de hormônios que reduzem a ação da insulina, o que provoca o aumento da glicose no sangue. Consequentemente, o pâncreas aumenta a produção de insulina para compensar os níveis da glicemia. O diabetes gestacional é justamente quando essa compensação não acontece por uma série de fatores de risco e susceptibilidade genética.

O problema é que aumento de glicose no sangue nessa fase, pode interferir no bem-estar fetal, havendo um maior risco de crescimento excessivo (macrossomia fetal) e, consequentemente, partos traumáticos, alteração da quantidade de líquido placentário, malformações congênitas, prematuridade, problemas respiratórios, complicações metabólicas como hipoglicemia neonatal e até mesmo aumento da chance de obesidade e diabetes na vida adulta do filhote.

Fatores de risco

Geralmente, não causa sintomas, e qualquer mulher pode vir a desenvolvê-lo, entretanto, existem alguns fatores de risco, como:

  1. idade materna maior que 25 anos,
  2. ganho de peso excessivo durante a gestação;
  3. sobrepeso ou obesidade antes da gestação,
  4. síndrome dos ovários policísticos,
  5. história prévia de bebês grandes (mais de 4 kg) ou de diabetes gestacional;
  6. história familiar de diabetes em parentes de 1º grau (pais e irmãos);
  7. história de diabetes gestacional na mãe da gestante,
  8. hipertensão arterial na gestação;
  9. gestação múltipla (gravidez de gêmeos).

Por isso, recomenda-se que todas as gestantes pesquisem periodicamente com o obstetra, a existência de tal alteração durante o pré-natal com exames de sangue específicos, principalmente entre 24 e 28 semanas de gestação.

Como controlar?

O controle é feito, na maioria das vezes, com a orientação nutricional adequada e avaliação da glicose durante períodos do dia. A prática de atividade física é outra medida de grande eficácia para redução dos níveis glicêmicos, de acordo com as limitações obstétricas.

Aquelas gestantes que não chegam a um controle adequado com dieta e atividade física têm indicação de associar o uso de insulina, até o momento o tratamento mais seguro. A partir do momento que controla-se as glicemias, é possível ter excelente desfecho com bebês saudáveis.

As gestantes que apresentaram diabetes gestacional, tem mais chance de desenvolver Diabetes Mellitus tipo 2 durante a vida, por isso é importante fazer acompanhamento e reavaliar entre duas e seis semanas após o parto, para avaliar se houve normalização da glicemia com o endocrinologista.

________________________________

Dra Juliana Garcia Dias é Endocrinologista e Clínica Geral possui Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, bem como Título de Especialista pelo CREMERJ e é Membro associado do Endocrine Society Atualização pela Harvard Medical School.
Para falar com a Dra. Juliana Garcia ligue para (21) 2298-1989 ou acesse o site www.drajulianagarciad.com

Cuidado com a saúde é importantíssimo para se informar mais clique aqui, aqui e aqui.

Artigo anteriorPor que estamos sempre comparando nossos filhos?
Próximo artigoVlog Grande Hotel Senac – viagem em família
Carol Nazar é criadora do Carol Nazar Babies, onde compartilha suas experiências sobre maternidade.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui