Quem já é habitué deste blog sabe a minha saga com o sono do João… estamos sempre em ciclos, ora melhor ora pior!

O que não falta é matérias de especialistas e minha experiência nesse assunto. Venho melhorando muito o sono do João, mas ainda me incomodava ele mamar entre 2h e 3h da manhã. Queria tirar essa mamadeira da madrugada e não sabia como fazer isso sem choro.

Lendo especialistas eu entendi que não há motivo para essa minha preocupação de fazer o desmame noturno sem choro.

Desmame e o choro

Percebi através de ajuda de psicólogos que o chorar faz parte de se ajustar ou se recuperar de uma mudança.

Tirei a culpa dos meus ombros e me convenci que ele não estaria sendo desrespeitado quando estivesse fazendo o desmame mesmo que ele chorasse.

Então parti para o que sempre funciona: a conversa! Expliquei, antes dele dormir, que não daria mais a mamadeira durante a noite, só quando amanhecesse, porque ele já era grande e não precisava mais comer de madrugada. Que a mamãe dava o jantar todos os dias, que ele mamava antes de dormir e por isso não precisava mais de leite durante a noite.

Completei dizendo que estaria sempre com ele caso precisasse de mim.

Na prática

Óbvio que ele chorou e nem esperava uma atitude diferente de uma criança de 2 anos e meio, neste momento apenas repeti o que tinha dito que ia fazer, ou seja, que não ia dar porque ele já era grande e não precisava mais se alimentar de madrugada e que estava ali ao lado dele. Fiquei batendo no bumbum (ele adora) para niná-lo e ele voltar a dormir.

Não foi ruim para mim, porque estava muito segura da minha decisão e ele também não esperneou muito, pois não foi pego de susrpresa eu já tinha avisado.

Ele sabe que pode confiar na minha palavra, quando eu falo que vou fazer eu faço, então ele sente essa confiança. Se eu titubear ele percebe que pode barganhar e o processo desanda.

Em 3 dias ele já não pedia a mamdeira de 2h da manhã.

Nos primeiros dias ainda dei às 4h e atualmente só estou dando às 5h, ele mama, volta a dormir e acorda às 6h.

Segurança e conversa e a chave para dar certo. Tenho segurança que uma criança de 2 anos e meio não precisa mais mamar de madrugada, ele chora justamente porque é uma fase de adaptação e não por estar sendo desrespeitado.

 

Artigo anteriorDiário de Gravidez: Segundo trimestre da gestação do Joaquim
Próximo artigoTentativa de Desfralde
Carol Nazar é criadora do Carol Nazar Babies, onde compartilha suas experiências sobre maternidade.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui