O inverno chegou e com ele chegam as doenças típicas da estação: gripes, sinusites e a tão temida bronquiolite. Por essa razão, a nossa colunista, Dra. Cristiane Pacheco, escreveu sobre o assunto para esclarecer todas as dúvidas acerca da bronquiolite.

A voz do especialista

O outono e principalmente o inverno são as estações do ano com aumento dos casos de infecções respiratórias e maior preocupação dos pais. Por esse motivo também aumenta a procura aos serviços de emergência. Na maioria das vezes, os casos são de resfriados comuns com sintomas leves. A principal causa de internações nesse período é a bronquiolite viral, causada, na maior parte dos casos, pelo Vírus Sincicial Respiratório e que acomete crianças de até 2 anos de idade.

Os sintomas

A criança inicia com sintomas respiratórios como secreção e obstrução nasal e evolui com febre baixa, tosse e cansaço.

Tem cura?

A doença é autolimitada, ou seja, cura sem o uso de medicamentos específicos, mas em alguns casos pode ser agravada e será necessário a internação hospitalar para melhor observação.

Qual o tratamento?

O tratamento das crianças que não estão internadas, ou seja, que permanecem em casa inclui o aumento da ingesta de líquidos, o controle da febre e a orientação aos pais a procurarem um serviço de emergência caso a criança apresente cansaço ou recusa alimentar. Os antibióticos e xaropes para a tosse não são indicados.

Como prevenir?

As medidas de prevenção da bronquiloite incluem lavagem das mãos, evitar exposição a cigarro, evitar contato com pessoas com infecções respiratórias e a vacinação da gripe.

Bronquilite não é asma e tem cura!

Artigo anteriorViagem com bebê para o Hotel Fazenda União
Próximo artigoArraiá de Mêsaniversário do João
Dra. Cristiane é endócrino-pediatra. Graduada pela Faculdade Souza Marques, Residência Médica em Pediatria pelo Hospital Municipal Jesus, Título de especialista em Pediatria pela SBP, Residência Médica em Endocrinologia Pediátrica pelo Hospital dos Servidores do Estado e Endocrinologista do Hospital Municipal Jesus. Professora da disciplina de Pediatria da Universidade Unigranrio. Atende em seu consultório na Av. Luís Carlos Prestes, 410 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Telefone: (21) 3328-4266.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui