A gente tem uma visão equivocada de autocuidado. Pensamos que se cuidar é marcar um horário no salão, uma consulta no médico, uma massagem, uma viagem sozinha. Isso também pode ser auto-cuidado. Mas se você sai e o telefone não pra de tocar, se todo mundo continua te requisitando, se você sai cheia se culpa e volta rapidinho pra casa mais pesada do que foi, isso não é auto-cuidado minha amiga.
Se auto-cuidar é acima de tudo dar LIMITE ao outro, se dá VALOR, se RESPEITAR e exigir respeito. É parar no meio do dia, se fechar no seu quarto por 30, 45 minutos ou 1 hora e fazer algo por você sem ser interrompida. É quando alguém entrar no seu quarto e pedir “mas você pode fazer só uma coisinha…” você responder – não, não posso. Ter assertividade no limite que está sendo colocado.
Entenda, ninguém vai falar pra você sentar no sofá um pouco e descansar. Se você não der esse limite não vai conseguir fazer nunca. Nesses tempos de isolamento social fica um jogo de empurra-empurra das crianças em cada brecha que surge. Cada um clamando por 15 minutos sozinho, querendo fugir e se trancar no banheiro.
Minha sugestão é combinar que de tal hora a tal hora você vai parar e o seu companheiro, cuidador quem quer que seja vai ter que dar conta das crianças. Diga que você confia na capacidade deles.
Facilite a sua vida trace uma rotina e delimite o horário que você se dedicará só a você. Aja com firmeza e gentileza pra ter o direito de se revigorar durante o dia, para fazer o que você também gosta e voltar depois mais tranquila e com energia de brincar e dar a atenção de qualidade que seus filhos precisam.
Autocuidado é ser gentil com você, é se tratar bem, é fazer o que gosta também.
Depois desse tempo dedicado somente a nó mesmas voltamos muito mais revigoradas e pacientes para dar o nosso melhor.
Se nos sentimos bem é muito mais fácil ser gentil com o próximo. Os nossos sentimentos definem muito a maneira de como vamos passar o dia. Se você está se sentindo tranquila, bem, em paz você consegue ser muito mais paciente com seus filhos, que também se sentirão mais acolhidos e tranquilos gerando um ciclo virtuoso.
É muito difícil ter paciência e amorosidade o dia todo se você está exausta, sem fazer nada que você mulher adulta gosta.
Se dê esse direito sem culpa, você merece, você é uma boa mãe. Faça primeiro por você e depois por eles.