Hoje no blog a nossa colunista e endocrinologista Dra. Juliana Garcia fala se é mito ou verdade que o aleitamento materno emagrece. Confira!

A voz do especialista

Amamentar pode emagrecer porque a produção de leite gasta muitas calorias. Para produzir aproximadamente 750 mL de leite, o organismo da mãe consome cerca de 500 a 700 calorias por dia.

Pensando nisso, para que a mãe consiga emagrecer amamentando, é necessário amamentar o bebê exclusivamente e comer refeições leves e nutritivas distribuídas ao longo do dia. Ingerir 3litros de água por dia (isso mesmo!). Outra questão que pode levar a perda de peso nessa fase, é a própria correria do dia a dia com a chegada do bebê, que pode dificultar o tempo de comer.

E por que então, algumas mulheres não conseguem perder peso?

Porque na fase de aleitamento, pelo consumo energético da mamada, as mulheres costumam sentir mais sede e fome. As noites mal dormidas, podem desequilibrar os hormônios relacionados a fome, saciedade e stress, essas alterações hormonais e uma rotina um pouco desgastante podem fazer as mamães descontarem na comida. Buscando as chamadas “comida conforto”. Esse tipo de comida é aquela que não se preza pela qualidade do alimento e sim, pela sensação de prazer relacionada. Em geral são mais gordurosos, ricos em açúcar e, consequentemente, calorias.

Ou seja, a amamentação pode ajudar SIM a emagrecer, mas sozinha não faz milagres. Para ficar em dia com a balança, a dica é manter hábitos alimentares saudáveis, refeições com grãos integrais, proteínas magras e proteínas vegetais, gorduras insaturadas, legumes, verduras, frutas, manter a boa ingesta de água. Evitar: carboidratos simples (pães e massas), doces e refrigerante. E claro, incluir uma atividade física, conforme orientação médica, garantindo uma manutenção de peso saudável e mais duradoura.

Para ler outro texto da Dra. Juliana Garcia clique aqui.

_____________________________________________

Dra Juliana Garcia Dias é Endocrinologista e Clínica Geral possui Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, bem como Título de Especialista pelo CREMERJ e é Membro associado do Endocrine Society Atualização pela Harvard Medical School.
Para falar com a Dra. Juliana Garcia ligue para (21) 2298-1989 ou acesse o site www.drajulianagarciad.com

Artigo anteriorComo ensinar aos nossos filhos a terem poder sobre a própria vida
Próximo artigoReview carrinho de passeio
Carol Nazar é criadora do Carol Nazar Babies, onde compartilha suas experiências sobre maternidade.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui