Olá queridos leitores,
Vou trazer aqui algumas pílulas do clássico livro de psicologia infantil “Como falar para seu filho ouvir e como ouvir para o seu filho falar”. O livro além de ser muito bom como teoria, ainda traz ensinamentos práticos que você pode usar com seu filho para melhorar a comunicação entre vocês.
Quem é leitora do blog já está careca de saber que crianças precisam ter os sentimentos aceitos e respeitados. Mas como fazer isso?
4 formas de aceitar e respeitar os sentimentos:
- Você pode apenas ouvir em silêncio e atentamente
- Você pode aceitar os sentimentos com uma palavra. “hummm”, “sei” ou “ohhh”
- Você pode dar um nome ao sentimento. “Isto parece frustrante!”
- Você pode realizar o desejo da criança no nível da fantasia. “Eu gostaria de poder fazer a banana ficar madura agora mesmo”
Geralmente adultos tendem a negar os sentimentos das crianças com frases do tipo “não chore, isso é uma besteira” ou acham que precisam fazer perguntas e dar conselhos a criança.
Nesses casos o que de fato acontece é a criança ficar mais chateada ou ela ter dificuldade de pensar de forma clara e construtiva quando alguém fica culpando, perguntando ou dando conselhos.
Muito menos querer argumentar com lógica vai adiantar. A criança vai protestar mais. Para compreensão da criança é melhor usar a fantasia!
No entanto…
Todos os sentimentos devem ser aceitos. Certas ações devem ser limitadas.
“Estou vendo que você está com muita raiva do seu irmão. Diga a ele o que você quer com palavras e não com os punhos.”
Simples atitudes podem fazer grandes mudanças na sua vida. Que tal tentar?
Beijos e até a próxima!
[…] “como falar para seu filho ouvir e como ouvir para seu filho falar” que iniciei nesse post aqui, hoje trago algumas habilidades que vão ajudar na colaboração do seu […]