As orientações do Ministério da Saúde recomendam que a gestante faça consultas com o Cirurgião-Dentista logo no período pré-natal, porém boa parte das gestantes desconhecem a importância do acompanhamento da saúde bucal durante toda a gravidez e cabe ao dentista alertá-la dessa necessidade.

  As gestantes são pacientes consideradas de temporário risco odontológico devido as mudanças psicológicas, físicas e hormonais, que geram condições adversas no meio bucal.

A saúde bucal está relacionada com uma melhor gestação, pois realizando a manutenção periódica com o Cirurgião-Dentista este ajudará a detectar e tratar problemas logo no início, antes que eles se tornem mais graves.

Caso o problema odontológico não seja detectado a tempo poderá haver o risco do procedimento não poder ser efetuado devido ao tempo de gestação (semanas de gravidez) em que a mãe se encontra.

Predisposição a inflamação durante a gestação

É importante também ficar atenta aos sinais que a boca apresenta, tais como: alterações na gengiva e mucosa, sangramentos e dentes com manchas que não devem ser desprezados, pois  é muito comum no período de gestação as mulheres ficarem mais predispostas à inflamação.

Isso porque o corpo da futura mamãe começa a produzir uma quantidade maior de hormônios como a progesterona. O aumento do nível dessas substâncias faz subir o risco de inflamação na gengiva. Os principais sinais são: inchaço, dor e sangramentos após o uso do fio dental.

Inflamações um pouco mais graves como gengivite gravítica ainda é bastante discutido por experts da área.

Tratamentos para os casos mais simples

Em casos mais simples como gengivite, existem tratamentos que envolvem raspagem de placas bacterianas que ficam alojadas na junção dos dentes, bem como é recomendado o uso de enxaguante bucal específico e acompanhamento periódico do dentista.

Dica para higienização

Além de problemas que são iniciados pela cavidade bucal, também temos alguns incômodos gástricos leves, como refluxo, azia e ânsia de vômito no período de gestação. Após o ato, deve ser feito um bochecho com água e uma boa higienização da boca a fim de prevenir doenças bucais.

Para ler mais posts sobre saúde bucal clique aqui.

Artigo anteriorBóias de Piscina – Qual escolher?
Próximo artigoEspalhando amor
Carol Nazar é criadora do Carol Nazar Babies, onde compartilha suas experiências sobre maternidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui