Depois da maternidade quem não teve um desejo imenso de trabalhar de casa? Fazer o tão conhecido mas distante Home Office. Como já falei nesse post aqui, o home office é permitido pela legislação trabalhista, mas infelizmente poucas empresas são adeptas a prática.

De todo modo se você está pensando em partir pro seu  próprio negócio, em razão ou não da maternidade vale ler algumas dicas para tudo dar certo.

Afinal a coisa mais comum são mães se tornarem empreendedoras, uma vez que muita delas são demitidas após a licença maternidade, conforme falei nesse post aqui.

Dicas:

1- Rotina

Não pense porque você está em casa que você está de folga e não tem compromissos e horários a cumprir. Estabelecer uma hora para começar a trabalhar e terminar de trabalhar é essencial para não prejudicar o sono e a sua vida pessoal. Mesmo que esse horário não seja o de 9h às 18h, estabeleça um horário. Acordar, tomar banho e tirar o pijama é super válido para você e seu cérebro entenderem que o dia de trabalho começou. Guarde o pijama e trabalhe normalmente como se estivesse num ambiente de trabalho, mesmo que você troque por uma roupa confortável, perceber que não está vestindo o pijama ajuda a etrar no clima.

2- Montando o escritório

Fuja da sua cama. Ninguém consegue trabalhar por muito tempo confortavelmente se equilibrando na cama ou no sofá. O ideal é que monte um cantinho para o seu trabalho. Uma mesa onde possa apoiar o computador e a impressora se for o caso. Ter tomadas por perto é vital também. Organize o local que você trabalha para não deixar rastro por toda a casa.

3- Amarre os termos

Caso você trabalhe de home office por uma empresa, combine direitinho todos os termos do seu contrato de trabalho. Vale refeição e licença maternidade são direitos garantidos mesmo a quem utiliza o home office. Já o vale-transporte não é mais obrigatório, por questões óbvias, você não vai precisar (graças a Deus) se locomover pela cidade.

4- Saúde

Esse item poderia estar dentro do item 2. Mas é bom destacar porque nossa saúde merece sempre atenção. Se você não quer adquirir uma mega dor na coluna, utilize uma cadeira ergonomica para não prejudicar sua postura. Local com entrada de luz natural também é sempre melhor para a vista e para o bolso. Procure fazer seu escritório num lugar bem iluminado e arejado.

5- Converse com sua família

As pessoas ao redor, que moram com você, seja companheiro, filhos, pais ou sogros devem entender que você está em casa trabalhando e não de folga. Por isso, converse com elas  para que entedam que você não está disponível, a fim de respeitar o seu horário de trabalho e não te interromper toda hora desnecessariamente. Respeito é muito bom e todas nós merecemos.

Fonte: Revista Ela – O globo.

 

 

Artigo anteriorIndicação Parto Cesariana
Próximo artigoConsultoria do Sono – Plano do João parte I
Carol Nazar é criadora do Carol Nazar Babies, onde compartilha suas experiências sobre maternidade.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui