Uma dúvida recorrente de mães, pais e/ou responsáveis diz respeito a época que se deve começar a escovar os dentes de seus filhos.

A recomendação da Academia Brasileira de Odontopediatria e Associação Americana de Odontopediatria é que a higienização só seja realizada após o nascimento do primeiro dentinho.

A cavidade oral do bebê que se alimenta, exclusivamente, do leite materno, não precisa ser higienizada até o nascimento do primeiro dente. Não há evidências científicas que demonstrem vantagem a longo prazo.

Fisiologicamente o leite materno é excelente, pois suas células de defesa Imunoglobulinas), protegem a cavidade oral, explicando assim a não necessidade da limpeza da mesma.

Com a atitude de remover o leite materno, a mãe não previne nenhuma doença relacionada ao dente (Cárie) ou a gengiva (Gengivite). Por esse motivo, não há ecessidade de criar o hábito de higienização. Uma outra doença muito comum em bebês, chamada candidíase, vulgo Sapinho, não tem relação alguma com remoção ou não do leite, e sim por outros motivos, por exemplo: queda da imunidade local, imaturidade do sistema imunológico,desequilíbrio bacteriológico da boca, pelo uso de antibióticos, uso de corticóides.

Sendo o objetivo primário de prevenção de cárie e gengivite, a limpeza / higienização antes de nascerem os dentes, não se aplica. Sem dentes, não há risco destas doenças.

Uso de fórmulas e a escovação

Caso haja consumo de fórmula infantil antes da erupção (nascimento) dos dentes, a higienização da cavidade oral é aceitável, contudo sem o objetivo de prevenção de cárie ou gengivite.

Bebês em aleitamento artificial ou misto, já recebem água adicionada ao leite e têm alterações na microbiota (microrganismos da cavidade oral), reduzindo a proteção conferida pelos componentes deste alimento materno. Desta forma, a higienização pode promover a prevenção em relação a infecções bacterianas e/ou fúngicas.

Após o nascimento do primeiro dente, as bactérias encontrarão uma superfície para se apoiar e, assim, a cárie (proveniente de resíduos orgânicos) pode surgir. A partir desse momento, a escovação se faz necessária. É importantíssimo fazer uma higiene oral adequada.

Uma escova pequena, macia e adequada para idade deve ser usada (empregada). O tamanho da cabeça da escova deve ser compatível com o tamanho da boca, e tem que conseguir entrar entre as bochechas, os lábios e os dentes, posicionar-se corretamente para que os pais e/ou responsáveis consigam realizar os movimentos que são orientados pelo Odontopediatra.

O creme dental (pasta) usado em cada escovação deve conter flúor, na concentração igual ou superior a 1.000 ppm (partes por milhão), com uma quantidade reduzida: uma porção do tamanho de um grão de arroz cru, até os 2 anos de idade. Para as crianças acima desta idade, que já sabem cuspir, usa-se um porção maior, equivalente a um grão de ervilha. A escova deve ser trocada regulamente, a cada 3 meses em média.

Em geral, recomenda-se que os pais ou responsáveis, façam a escovação de 2 a 3 vezes por dia, sempre após as principais refeições e cabe aos mesmos revisar a escovação das crianças até os seus 10 anos de idade.

O uso ou não do fio dental está relacionado com a proximidade entre os dentes, ou seja, quando são bem “juntinhos”, recomenda-se utilizar uma vez por dia. Caso estes dentes estejam afastados, não haverá a necessidade do uso do fio dental.

Visite regularmente o Odontopediatra; comparecer `as consultas periódicas é fundamental para se ter saúde bucal completa!

Artigo anteriorFeriado no Tivoli Hotel
Próximo artigoMinha estrutura e dinâmica com o João
Especialista em Odontopediatria pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/Rj), em Ortodontia pelo Grupo Straight Wire do Rio de Janeiro e capacitada em Odontologia na Terapia Intensiva (UTI) pelo Centro Multidisciplinar de Odontologia Intensiva (CEMOI/DF). Consultório voltado para o atendimento odontopediátrico e as gestantes, com ambiente lúdico e atrativo para as crianças. Atendimento no Rio de Janeiro, Bairro da Barra da Tijuca, shopping Downtown. Telefone (21) 2494-5233 e (21) 99771-8996.

11 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns !!! Vc sempre foi uma dentista exemplar. Minha filha por incrível q pareça ama ir ao dentista, mas vc sabe porque né? Por ser uma profissional competente.

  2. Bom saber q existe profissional preocupado em levar aos seus pacientes conhecimentos tão importantes !! Parabéns, Dr Juliana!! Q essa seja a primeira de muitas !!!!

  3. E quando o bebê já está na introdução alimentar, mas ainda não tem dentinhos? Qual a melhor forma de higienização? Minha bebê vai completar 8 meses mas ainda não nasceu nenhum dente.

    • Boa noie, Maria Cecília! Caso seja feita a limpeza, pode-se usar uma fralda (de pano), uma dedeira e água! Mas essa limpeza não terá a “função “de evitar a doença cárie; já que não existe dente ainda!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui