Manter uma dieta balanceada e saudável é o modo mais natural de garantir a adequado aporte de nutrientes para a gestante e seu bebê. Contudo, nessa época da vida feminina a complementação de nutrientes importantes para mãe e feto pode ser necessária durante o pré-natal.
Nesse artigo temos como objetivo dar um panorama geral das necessidades de reposição de vitaminas e sais minerais durante a gestação. Lembramos que cada caso ou situação clínica específica deve ser discutida com o profissional responsável pelo seu pré-natal.

Vitaminas

Ácido fólico (ou folato)

Idealmente deve ser ingerido pelo menos um mês antes da concepção e durante as primeiras 12 semanas de gravidez. A dose padrão recomendada é de pelo menos 0,4 mg/dia. Naquelas pacientes que possuem história prévia de defeito de fechamento de tubo neural, diabetes mellitus pré-gravídico, uso de anti-convulsivante ou IMC> 30, a dose recomendada é de 5mg/dia.

Vitamina B12

Mulheres veganas e vegetarianas devem fazer a suplementação obrigatória de Vitamina B12 durante a gravidez e lactação, uma vez que há risco de sequelas neurológicas no feto e recém-nascido. A dose recomendada é de 2,6 mcg/dia (gravidez) e 2,8 mcg/dia (puerpério).
Outras vitaminas do complexo B podem ser utilizadas em casos de algumas trombofilias, principalmente quando associadas à complementação de ácido fólico.

Vitamina D

A suplementação com vitamina D está associada a redução de partos prematuros, baixo peso ao nascer e possivelmente a incidência de pré-eclâmpsia. A maioria dos complementos multivitamínicos na gestação possuem doses que variam de 400 a 600UI de vitamina D – ou 25(OH)D, que é o suficiente para a atender as necessidades das gestantes com níveis de Vitamina D normais (> 30 ng/ml). Contudo, aquelas gestantes com deficiência de vitamina D (< 20 ng/ml) podem fazer uso de até 6.000 UI/dia por 8 semanas, até reavaliação com novo exame de sangue. Para gestantes com insuficiência de vitamina D (20-29 ng/ml) deve-se prescrever doses de 1.500 a 2.000 UI/dia.

Vitamina K

Deve ser utilizada no 3o. trimestre em mulheres com colestase gravídica, devido a redução da capacidade de absorção dessa vitamina. Pode ser complementada através de injeções ou por via oral. Seu uso também deve ser cogitado no caso de gestantes em uso de medicação anti-convulsivante.

Outras vitaminas

Existe pouca evidência científica que suportem a complementação das Vitaminas A, C e E durante o pré-natal. Seu uso deve ser realizado com cautela, devido aos riscos associados com doses altas de vitaminas hidrossolúveis.

Sais Minerais

Ferro

Possui papel relevante durante a gestação e lactação devido a expansão do volume de células vermelhas no organismo materno, aumento da demanda do feto e placenta, bem como pela perda sanguínea no momento do parto. Níveis de hemoglobina na 1a consulta de pré-natal irão determinar a dose de reposição de ferro. Para aquelas com valores normais a dose de manutenção é de 30 mg/dia de ferro elementar até 6 semanas após o parto. Mulheres com anemia, recomenda-se a dose de 100 a 200 mg/dia de ferro elementar até que a hemoglobina alcance níveis normais.

A suplementação do ferro é potencializada pelo uso concomitante de vitamina C e a ingesta preferencialmente de estômago vazio.

Importante lembrar que cada sal de ferro presente em seu suplemento vitamínico possui um equivalente de ferro elementar, conforme observado na tabela abaixo.

Sais de ferro Dose por comprimido Ferro elementar
Fumarato ferroso 200mg 65mg
Gluconate de ferro 300mg 35mg
Sulfato ferroso (seco) 200mg 65mg
Sulfato ferroso 300mg 60mg

Tabela 1: Dose e conteúdo de ferro elementar por comprimido de ferro oral
Fonte: Pavord (2012)

Cálcio

A recomendação de ingesta de cálcio por dia para uma mulher grávida varia de 1000mg (19-50 anos) a 1300mg (14-18 anos). Trabalhos científicos recentes têm mostrado a associação da dose de 1000mg/dia com a prevenção de hipertensão e prematuridade. Essa mesma dosagem é recomendada para mulheres que consomem pouco cálcio na sua dieta (ex. intolerância a lactose).

Iodo

É um mineral adicionado ao sal de cozinha no Brasil. Dessa forma, acredita-se que a carência de iodo entre as mulheres brasileiras seja bastante rara. A dose padrão recomendada em países que não adicionam iodo ao sal é de 150 mcg/dia.

Outros minerais

Existe pouca evidência de benefícios da complementação rotineira de magnésio, flúor, zinco e outros minerais durante o pré-natal.

Suplemento Nutricional – Omega 3

Um breve comentário sobre o uso de Omega 3 é que apesar de ter um papel relevante na construção da retina e do sistema nervoso fetal, o Omega 3 somente deve ter sua suplementação aventada naquelas gestantes que não ingerem peixes e frutos do mar na sua dieta de forma rotineira. Os benefícios dessa suplementação ainda são alvos de pesquisas atuais.

Lembre-se: nada substitui uma dieta saudável e equilibrada! Durante o pré-natal, em casos duvidosos, procure o auxílio de uma nutricionista ou nutrólogo. Você verá o quanto de benefícios você conseguirá alcançar apenas comendo com qualidade!

Se quiser ler outros Textos do Dr. Paulo Nassar clique aqui e aqui.

Bibliografia Consultada
1- Suplementação diária de ferro e ácido fólico em gestantes, OMS, 2013http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/77770/9/9789248501999_por.pdf
2- PAVORD S., et al. UK guidelines on the management of iron deficiency in pregnancy. British Journal of Haematology, 2012, 156, 588–600. Disponível em:<http://www.bcshguidelines.com/documents/UK_Guidelines_iron_deficiency_in_pregnancy.pdf>.
3- RANZOG 2015, Vitamin and Mineral Supplementation and Pregnancy
4-Basile LH, Gestante e necessidade de Vitamina D, 2014. Int Journ Nutr v7,1,5-13

Artigo anteriorDieta restritiva na infância
Próximo artigoMeu filho foi mordido…
Dr. Paulo Nassar é Pós-Doutor em Medicina Fetal pela University of Southern California – EUA, Mestre e Doutor em Saúde da Mulher e da Criança pelo Instituto Fernandes Figueira /FIOCRUZ, Coordenador da Obstetrícia e do Centro de Diagnóstico da Clínica Perinatal Barra – RJ. Atende no Centro Médico Richet da Barra – Av das Américas 4801 sala 224 telefones: 21461996 ou 969811567.

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu estou tomando suplemento que meu médico indicou. Outra coisa também foi que eu parei de fumar e beber, agora nem nos fins de semana. Cortei 100% meu hábitos nocivos. Esperando meu positivo agora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui