Quem te viu, quem te vê Caroline! Você fazendo post de dicas sobre como não gastar dinheiro à toa… Eu que sempre fui uma consumista nata com muito orgulho. Graças a Deus a gente evolui na vida!
E esse post não é para as pessoas que têm muito dinheiro, são para reles mortais que ou não conseguem fazer com que sobre nada no final do mês ou que tem dívidas mesmo. Vamos virar o jogo e chamar a auto-responsabilidade.
A principal razão de você mudar a forma de consumir é que comprar não é o caminho para a felicidade. Embora naquele momento da compra possa dar uma alegria genuína, uma semana depois você nem lembra mais daquela sensação.
Todo excesso é para preencher algum vazio. E vazio a gente cura no terapeuta, na igreja, sei lá, menos no shopping.
Mas sobre felicidade vou falar num outro post, vamos às dicas!
Como segurar a onda e consumir menos
- Faça um diário dos seus gastos. Anote tudo que você compra. Pode ser numa planilha de excel, numa agenda de papel qualquer lugar que você faça o controle. Anote cada mês tudo que você comprou e as parcelas futuras nos meses subsequentes, se você parcelou a compra.
- Faça outra planilha das suas despesas fixas para enxergar quanto você ganha e quanto você tem de gasto por mês. E fixe um budget para gastar com supérfluo, ou melhor, para poupar.
- Pague tudo à vista.
- Peça para que pessoas próximas te lembrem semanalmente de economizar dinheiro. Se seu filho já tiver entendimento você pode pedir a ele para te lembrar. O filho pedindo terá um peso diferente.
- Por último e mais importante NÃO USE CARTÃO DE CRÉDITO. Não tenha cartão de crédito. Assim, a dica 3 terá mais força ainda, porque o dinheiro sairá imediatamente da sua conta. Você só vai gastar quando realmente tiver o dinheiro e não vai poder assumir dívidas futuras com parcelas. Na hora de tirar o dinheiro da conta para pagar vai pensar duas vezes se aquilo que está comprando é necessário, urgente e não vai fazer falta para outra coisa.
Uma hora a gente tem que mudar, se você conseguir e gostar do resultado volta aqui para me contar?