Ninguém gosta da casa bagunçada, por mais que se tenha crianças em casa, após o término da brincadeira é importante que as crianças arrumem os seus brinquedos.

Esse foi um tema que sempre fiquei alerta e por isso repito o que já disse nesse post aqui sobre como comecei a ensinar o João a arrumar a sua bagunça: segundo especialistas o ato de guardar os instrumentos musicais, os brinquedos, arrumar a cama ou as roupas no armário faz com que as crianças desenvolvam um senso de autonomia, segurança e construam sua independência.

Mais do que isso ninguém quer criar pequenos tiranos em casa, que só bagunçam e tem outra pessoa para arrumar. Isso não é legal, people! Criar alguém achando que um menos favorecido que trabalha na sua casa tem a obrigação de arrumar suas coisas não será uma boa ideia…

Dê a ele essa responsabilidade, ele é capaz.

Então hoje trago quatro dicas básicas de como ensinar nossas crianças a arrumar os brinquedos:

1. Seja o exemplo!

Além de nós mães arrumarmos as nossas coisas, mostre a ele quando estiver arrumando os brinquedos dele. Deixe ele olhar a ação. Não arrume quando ele estiver no banho ou dormindo ou quando saiu para a escola.

Se assim acorrer ele vai achar que é mágica, que ele brinca e depois simsalabim está tudo no lugar devido.

Faça na frente dele.

2. Explique como se faz

Você precisa treinar a criança a arrumar o brinquedo. Toda empresa não treina seus funcionários para uma tarefa nova? Então, seu filho também precisa de treinamento. Ele precisa saber como se guarda, parece óbvio mas não é… nós não nascemos sabendo, lembre-se disso.

Mostre onde cada coisa deve ser guardada. ex: os brinquedos na caixa, livros na prateleira, lápis-de-cor no porta-lápis, papéis na gaveta etc, pois ele pode achar que simplesmente colocando no quarto dele está arrumado.

3.Passe a responsabilidade

Converse com seu filho, dê escolhas limitadas a ele. Ele tem que guardar os brinquedos, isso não é opção, mas ele pode escolher em que momento pode fazer isso. ex: você pode oferecer a opção se ele ainda for pequeno se guardará antes do banho ou depois do banho. Caso ele seja maiorzinho, pergunte a ele sugestões do melhor momento.

Converse o porquê de ser importante guardar os brinquedos, a mochila da escola, as roupas ou o que for. Traga essa responsabilidade a ele.

4. Arrumação também pode ser uma brincadeira

Última, porém não menos importante faça desse momento também uma hora de diversão! Coloque música, faça uma competição, diga que primeiro são todos os brinquedos vermelhos, ou todos os de montar e assim por diante, use a criatividade!

Espero que tenha ajudado e que a tarefa fique mais leve.

Beijos para todos meus leitores queridos.

Artigo anteriorA maternidade e o encontro com a própria sombra
Próximo artigoFilhos educados
Carol Nazar é criadora do Carol Nazar Babies, onde compartilha suas experiências sobre maternidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui