Alguns meses atrás postei no meu instagram que não uso pomada na troca de fralda do Joaquim e a maioria se surpreendeu bastante.
Para falar a verdade só passei agir assim com o segundo filho, pois com o João achava que tinha que besuntar o bumbum com pomada.
E por que não precisa passar pomada em cada troca de fralda?
Recebi essa orientação na maternidade quando o Joaquim nasceu. A pergunta na verdade é por que passar tanta química no bumbum do bebê? Por melhor que seja a pomada que você utiliza, ela está cheia de produtos químicos na sua composição, logo se o bumbum do bebê não estiver assado por que passar?
Além disso, é importante deixar a pele do bebê respirar, o que é impedido pela pomada.
Sendo assim, ao contrário do que pensamos (e do que o marketing dessas empresas nos faz pensar) não é necessário passar a pomada em cada troca de fralda. Passe somente se o bumbum estiver assado.
Minha experiência
Eu segui à risca a recomendação e até hoje – 4 meses depois – conto nos dedos a quantidade de vezes que precisei passar a pomada no Joaquim. Só se ele teve uma diarreia ou fez muito cocô no mesmo dia eu passo, o que é raro.
Eu também evito passar lencinho umedecido. Em casa ainda uso o algodão com água, além de ser mais barato não tem química nenhuma. Na rua por praticidade acabo usando o lencinho.
Quando o bebê faz cocô eu prefiro lavar o bumbum na pia se for possível. Acho que limpa melhor.
Ou seja, na maioria esmagadora das vezes apenas passo o algodão com água e troco a fralda.
E você como faz?