Esse post é um aprofundamento de uma resposta que dei a uma seguidora no Instagram que me indagou como era ter o segundo filho. Disse ela que queria mas se sentia muito insegura.

Não adianta romantizar

Respondi que não adiantava romantizar muito.

São três fatores essenciais que precisamos refletir para tomar a decisão de ter o segundo filho:

  1. Eu realmente quero ou só estou cedendo a pressão social de ter dois filhos. Por que a gente mal pariu o primeiro as pessoas já estão perguntando quando teremos o segundo (afff). A nossa vida já se transforma completamente com um filho, por mais maravilhoso que seja ter um filho é se reinventar, ceder o tempo todo, reorganizar as prioridades e doar bastante tempo e esforço para ser uma boa mãe e criar um ser humano saudável fisicamente e emocionalmente para o mundo.
  2. Eu tenho uma rede de apoio para me ajudar? Meu companheiro(a) dá conta do recado junto comigo? Ou ele(a) só quer ser pai/mãe de facebook? Se já está difícil criar sozinha um, pense duas vezes antes de ter o segundo. Filhos precisam de pais presentes e saudáveis (física, espiritual e mentalmente) para criá-los.
  3. Eu tenho condições financeiras para isso? Esse ponto eu sei que é muito subjetivo até porque a maioria das pessoas substitui presença por presentes. Quando eu digo condições financeiras e bancar uma escola bacana como você já dispõe para o primeiro filho, acesso à saúde de qualidade, ou seja, mais um plano de saúde, esses tipo de coisas.

Caso você responda sim a todas as perguntas acima vai sem medo! Porque é a coisa mais maravilhosa do mundo colocar mais um ser de luz nesta terra. Vê os irmãos crescendo, se tornando amigos, sendo cúmplices não tem preço.

Deixar raízes e um belo amigo para quando a gente não estiver aqui dá uma certa paz.

E que fique claro que ninguém pode tomar essa decisão por você, cabe apenas ao casal decidir conscientemente ter mais um filho para criá-lo com amor e respeito num ambiente feliz para que essa criança possa crescer de forma segura e saudável.

Para ler mais posts como este clique aqui.

Artigo anteriorA coragem do fracasso
Próximo artigoA mãe do segundo filho
Carol Nazar é criadora do Carol Nazar Babies, onde compartilha suas experiências sobre maternidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui