A gente fala tanto de gentileza na maternidade, né? Desmame gentil, educação com gentileza e firmeza e por aí vai… Mas e você? Você está tendo a mesma gentileza que tenta ter com o mundo e com seu filho com você mesma?
Já falei nesse post aqui sobre como as redes sociais podem ser nocivas. Causar comparação, ansiedade, inveja. Dei até uns conselhos de como puxarmos o freio nessas horas.
No entanto, é importante dentro ou fora das redes sociais nos tratarmos com mais gentileza. Elogiar nosso esforço em sermos melhores, sabermos que não existe perfeição, que sim, ora ou outra aquele grito cheio de irritação vai sair, que não conseguiremos sempre dar uma refeição saudável para nosso seu filho(a), que teremos depois de inúmeras súplicas e negociações frustradas forçá-los a tomar o remédio para curar aquela diarreia que não passava, que vamos perder a paciência mais do que gostaríamos, que estamos sem ânimo para brincar junto, que fazer aquela rotina jantar, banho e colocar para dormir vai ser extremamente cansativa e nada prazerosa como imaginávamos.
Se perdoe, perceba que não dá pra acertar sempre, que não temos como controlar tudo, que não estamos sempre no nosso melhor dia. Esvazie a culpa. Todo mundo é igual erramos e acertamos.
Quando esse peso sai parece que a luz se abre, o sorriso vem e a harmonia volta a reinar.