No útimo feriado de Corpus Christi fui para Salvador e Praia do Forte com o João e marido.

Para Salvador foi a primeira vez que fomos, já à Praia do Forte havíamos ido em outubro do ano passado, conforme contei nesse post aqui.

Para começar a história acho que todo lugar é válido para ir com crianças ou bebês, tanto que já fui para vários lugares do Brasil e Europa com o João. Claro que quando viajamos para um resort as coisas são mais fáceis, porque temos toda estrutura à mão. Contudo, mostrar este mundão para os nossos filhos é muito mais enriquecedor.

E cientificamente é mesmo, pois toda a experiência vivida fica na memória emocional deles (mesmo que eles não se lembrem), além disso o cérebro do bebê está em formação até os 2 anos de idade e quanto mais coisas eles observarem, terem contato mais sinapses cerebrais eles farão. E a formação de sinapses é que forma a inteligência do indivíduo. Isto quer dizer que quanto mais sinapses fizerem mais inteligentes serão. Por isso, vamos colocar esses bebês na rua!

Passeios em Salvador

  1. Em primeiríssimo lugar, como não poderia deixar de ser, é visitar o Pelourinho. Friso que o Pelourinho em si está bem conservado e muito policiado. Vá andando pelas suas ruas  que parecem um cenário de tão lindo com seu chão de pedra, a casa do Olodum, Filhos de Gandhi e muito mais. No Pelourinho também fica o Museu Casa de Jorge Amado, custa apenas R$ 5,00 para entrar e é parada obrigatória para conhecer mais desse grande escritor da literatura brasileira. Destaco ainda duas igrejas no Pelourinho: a  Igreja e Convento de São Franscisco (é toda coberta de ouro, dizem que foi usado 1 tonelada de ouro para decorá-la) e a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, esta é á máxima expressão do sincretismo entre o cristianismo e o candomblé. A missa é cantada e acompanhada pelo som de atabaques, agogôs e pandeiros. Ela ocorre toda terça-feira às 18h, no final o Pai-Nosso é ao som de Asa Branca.
  2. O centro histórico (que precisava de uma atenção maior das autoridades quanto a conservação) que consiste no Mercado Modelo, para quem ama como eu um jogo americano e toalha de mesa de renda é o lugar perfeito, ao lado fica a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, que foi erguida em 1549, bem como o Elevador Lacerda.
  3. Igreja do Senhor do Bonfim. Apesar dela não ser tão bonita quanto as outras vale sim visitar. Quem não quer tirar uma foto naquela grade cheia de fitinhas?? kkk

    Fazendo meus pedidos
  4. Museu de Arte Moderna no Solar do Unhão. Lugar maravilhoso para ver o pôr do sol, além disso tem sempre boas atrações, inclusive infantis, tem que ficar de olho na programação.
  5. Farol da Barra. Não tem muito mistério é um farol, mas é gostoso passear por ali, até porque pelo menos aos domingos (dia que fui) a orla fica fechada com acesso somente a pedestres.
  6. Arena Fonte Nova e o dique do tororó em frente com as esculturas dos orixás.
  7. Visitar o bairro Rio Vermelho que é cheio de bares e tem o famoso acarajé da Cira.

Restaurantes

Ir à Bahia e não desfrutar da sua culinária é um pecado! Tem muito mais restaurantes do que vou indicar agora, mas prefiro falar apenas dos que fui.

  1. Paraíso Tropical – comida típica baiana, muitooooo gostoso.
  2. Amado – uma vista de tirar o folego e a comida ótima também!
  3. Soho – comida japonesa fica na Marina, muito bom também.

Além disso, me recomendaram o Yemanja e Casa de Teresa mas não tive tempo de ir, pois com essa andança todo acabava fazendo um “almo-janta”.

Praias

Eu acabei indo para a Praia do Forte ficando num Hotel de charme, chamado Refúgio da Vila. Eu gosto muito do clima do lugar (parece Búzios, no RJ) e queria realmente descansar. Mas para quem vai ficar apenas em Salvador as praias boas e que os locais frequentam são a Praia do Flamengo e Stella Maris. Na primeira me recomendaram um beach club chamado Barraca do Pipa mas eu não consegui ir porque não fez sol 🙁

Na praia do Forte não deixe de levar as crianças no Projeto Tamar, o João amou!

Espero que gostem e se alguém já foi a Salvador e tem mais alguma dica deixe aqui nos comentários!

Beijos e até a próxima.

Para ler mais posts de viagem clique aqui e aqui.

Artigo anteriorTemos controle e poder sobre nossa vida
Próximo artigoComo ensinar aos nossos filhos a terem poder sobre a própria vida
Carol Nazar é criadora do Carol Nazar Babies, onde compartilha suas experiências sobre maternidade.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui