O sentimento de culpa é a grande vilã para que não nos sintamos capazes, felizes, amados, ou seja, pessoas plenas.

Mas sabia que há ocasiões que a culpa é o melhor sentimento que podemos explicar aos nossos filhos para que eles superem erros?

Isso porque é importante que eles sejam educados para entenderem que uma atitude errada não os rotula.

O que é melhor? A criança assimilar e ter a culpa por ter mentido para você uma vez ou você rotular a criança de mentirosa?

Ela pode ter feito uma escolha ruim, ter mentido, ela tem culpa por essa escolha, mas isso não a faz uma mentirosa. Quando explicamos esse conceito damos a oportunidade que elas não tenham crenças negativas sobre elas.

Se rotulamos tiramos a oportunidade da criança  crescer com o erro, com a escolha errada que fez, uma vez que ela acreditará que a característica de ser mentirosa é inata a ela, ele(a) é uma criança ruim.

É diferente você ser mau ou fazer alguma coisa má!

Se a criança contou uma mentira ela pode mudar esse comportamento, mas se ela acredita que é uma mentirosa como poderá mudar isso?

É importante conversarmos e deixarmos claro com nossos filhos que as atitudes e escolhas que eles fazem não os definem, eles sempre podem melhorar e evoluir. E, claro, que continuamos os amando mesmo quando eles fazem escolhas ruins, que estamos ali para apoiá-los e ajudá-los a melhorar.

Quer outro exemplo bobo do dia a dia? Quando seu filho joga algo no chão (a comida, o controle remoto ou qualquer outro objeto) e você diz:

“você é muito feio! Que menino mau!”

Você acabou de fazer um juízo valor do que ele é e não da atitude errada que ele fez.

Então, quando for necessário repreender a criança pelas más escolhas, lembre de destacar que a atitude dela foi errada e não que ela é errada, má ou feia.

São detalhes sutis que fazem toda a diferença na confiança do seu amor. E a criança que sabe que é amada pode passar por todas as humilhações, insultos e provocações da vida, mas ela sabe onde procurar força, colo e apoio quando precisar. E acredite isso vai fazer toda a diferença quando eles precisarem entrar na arena da vida com tudo!

Para ler mais textos como este clique aqui.

Artigo anteriorQuarto compartilhado entre irmãos
Próximo artigoPool Party – Festa de 1 ano
Carol Nazar é criadora do Carol Nazar Babies, onde compartilha suas experiências sobre maternidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui