Olá queridas leitoras,

Vamos dar continuidade a série de posts da nossa viagem da Europa! Nesse post aqui eu publiquei um vídeo sobre a nossa noite de Réveillon em Paris! Se você caiu de paraquedas nesse post não deixe de assistir ao vídeo.

Nós ficamos em Paris do dia 30/12 ao dia 04/01/2022, João com 5a5m e Joaquim com 2a7m! Nos hospedamos no Apart-hotel Citadines no Marais, não vou me alongar porque já falei dele quando ficamos em 2019 (clique para ver).

Documentação necessária para entrada na França

Nós chegamos em Paris no dia 30/12 à tarde. Viajamos pela Tap no voo que sai direito de Salvador para Lisboa e depois pegamos conexão para Paris.

Como estamos na pandemia vou falar sobre os documentos que precisei apresentar no check in no Brasil, ainda, para poder embarcar:

1. Você precisa entregar no embarque o teste de não reagente para Covid 48h antes do embarque para PCR ou 24h se for antígeno. Não pode ser salivar. Tem que ser o swab nasal.
  2.  Declaração de localização francês que você preenche no seguinte site: https://passager.serveureos.org/forms/
  3. Passaporte (claro 😉)
  4. Comprovante de vacinação em inglês (emite no próprio app do ConectSus)
  5. Se for transportar seringas, que é o nosso caso por causa do tratamento do crescimento do João, precisa de um laudo em inglês emitido pelo médico.

Lá na França:

Você ainda precisará entregar uma “Declaração de honra” (essa tem que levar impressa!) – não nos pediram em nenhum momento, mas eu levei…
E depois de entrar é necessário fazer o passe sanitário em uma farmácia apresentando o comprovante de vacinação, o passaporte e pagar uma taxa de 36 euros por adulto (crianças até 11 anos, até a data que entrei, não precisava). Fiz o passe sanitário na farmácia do próprio aeroporto de Orly (no segundo andar).
Sem o passe sanitário você não entrará em nenhum estabelecimento da França!

Pessoal, as exigências mudam toda hora então sugiro fortemente que vocês sempre confirmem a informação no site do consulado.

Dia 1

Agora sim… entramos, fizemos o passe, pegamos o táxi do aeroporto e fomos direito para o Hotel. Ahhh uma coisa  muito importante: em Paris priorize o táxi! Esquece o uber lá. O uber é mais caro, eles não aceitam 4 pessoas no carro e também não podem andar na faixa exclusiva para transportes coletivos, ou seja, você ainda fica mais tempo no trânsito.

À essa altura já estava de noite, dei uma organizada nas malas, tomamos banho (ufa) e saímos para jantar pertinho do Hotel num restaurante que foi uma surpresa sensacional de boa chamado Café de L´industrie (melhor tartar da vida).

Dia 2

Agora mais descansados a nossa primeira parada foi no mercado de Natal do jardim de Tuileries, as crianças brincaram bastante e comeram doces. Eu era doida para ir a um desses mercados de Natal da Europa e vale muito a pena se você tem crianças! A diversão é garantida. Eu olhei as datas e horários de funcionamento no site do Conexão Paris.

Depois fomos andando pela Rua Rivoli em direção ao louvre apreciando a paisagem. Essa rua há inúmeras lojas, inclusive as mais caras de Paris. A primeira Chanel, onde era a casa da Coco Chanel é numa rua transversal a ela.
Ahh se eu tive dúvida se trazia dois carrinhos ou não, ainda bem que tomei a decisão acertada de trazer! Eles não conseguem andar no nosso ritmo e o frio os fazem tirar mais cochilos que o normal.
Depois fomos no mercado de natal do hotel de ville (prefeitura de Paris).O céu estava azul, o dia super agradável. Lá, claro, mais um docinho kkk.

E antes de voltar pro hotel para nos arrumarmos para o a noite de réveillon fiz o que adoro fazer nessa cidade: comprinhas de farmácia.
Viagem com crianças pequenas deve ser leve, tranquila. Deixa as expectativas de lado, faça poucos planos e curta os caminhos lindos que a cidade tem para oferecer aos olhos e ao coração. Talvez esse seja o mesmo segredo para levar a vida.
Sobre a noite de ano novo veja nesse post.

Dia 3

Leia e guarde meu conselho: vá a torre no dia 01/01, caso você esteja em Paris no Reveillon, primeiro porque é feriado então muita coisa não funciona mas a torre sim! Segundo porque logo depois ela fica quase um mês fechada para manutenção.

Atualmente, por causa da pandemia, você só adquire os ingressos pelo site. Você marca o horário e também só acessa o elevador no horário marcado. Pode entrar antes para curtir os jardins, comer um crepe, comprar um souvenir, subir mesmo só na hora marcada.

Mas só fomos na torre às 17h antes nós passeamos pela #placedevosges que é a praça mais antiga de Paris! Inclusive Vitor Hugo morou nos prédios que cercam a praça. Almoçamos num bistrô lá mesmo.

Aí sim em seguida, andamos até a #bastille e pegamos um táxi para o trocadero, onde tiramos a foto em destaque, que é o melhor ponto para tirar foto com a torre (por sinal que sorte a minha a turista/fotografa arrasou!).

Quando saímos da torre comemos uma pizza ali nos arredores e voltamos para o Hotel.

Ahh vale lembrar que não é só a torre que você precisa comprar os bilhetes com antecedência, todos os museus também! Se atentem a isso porque Paris é uma cidade que está sempre cheia, se você deixar pra cima da hora não vai conseguir horário.

Dia 3

Esse dia foi longo! kkk
Começamos caminhando pelas ruas super descoladas do Marais – o bairro é demais! Cheio de galerias de artes, lojas conhecidas e locais e muitos bistrôs, você sai daquele roteiro turístico e parece que vive a verdadeira Paris!

Voltando… fomos andando até chegarmos ao museu de arte moderna e contemporânea Centro Pompidou. Eu amei a visita e lá a gente pode confirmar que é uma tremenda limitação classificar a arte como bonita ou feia. Arte é arte.

A lição que fica para mim como mãe é que não devemos direcionar a criatividade dos nossos filhos. Há uma galeria inteira de fotos da Marlin Monroe rabiscadas e estão lá expostas num dos maiores museus de arte contemporânea. Eu não entendo muito, mas qualquer oportunidade de abrir a minha mente eu estou dentro! A única coisa que lamento, e por isso terei que voltar, é não ter contratado um guia…

Em seguida fomos até Montmartre visitar a Sacre Coeur de Paris, passeamos um pouco pelas praças e descemos em direção a Saint Germain des Pres lá almoçamos na tradicional Brasserie Lipp encontramos and tietamos o Erick Jacquin (sim, do Master Chef!) 😍.

Terminamos a noite no Arco do Triunfo e vimos a linda decoração da Champs Elysees. Mais um dia maravilhoso em Paris!

Dia 4

No nosso última dia inteiro em Paris (no dia seguinte fomos logo cedo para DisneyLand) reservamos para fazer a visita guiada ao @museelouvre com @descubraparis e foi sensacional! 3 horas de aprendizado de história e arte! Eu nunca mais entro num museu sem uma guia! (por isso lamentei não ter contratado um no Centro Pompidou…). Vimos desde a arte greco-romana até o neoclássico!

Em seguida almoçamos no @lebonmarcherivegauche . Íamos na Igreja da Medalha Milagrosa mas está fechada até 22/01. Comemos chocolate na @fauchon_paris 😋 e seguimos para o #jardimdeluxemburgo. Lá tem um parquinho sensacional para crianças que contei no post da França de 2019, veja lá os detalhes.

Foi uma delicia poder curtir cada parquinho, cada chocolate, cada aprendizado histórico e principalmente passar a virada do ano numa cidade tão mágica!

Quem quiser ver os detalhes tim tim por tim tim assista todos os vídeos do destaque do instagram dessa viagem: clicando aqui e aqui!

Beijossss.

Artigo anteriorRéveillon em Paris – Bateaux Mouches
Próximo artigoPedir colaboração não é ameaçar
Carol Nazar é criadora do Carol Nazar Babies, onde compartilha suas experiências sobre maternidade.