Nós já conversamos aqui no blog sobre a importância que a palavra tem, inclusive nesse post aqui falamos sobre a mágica de duas palavras “assim que” quando queremos que nossos filhos atendam nosso pedido.

A neurolinguística é uma ciência que estuda os mecanismos neurais no cérebro humano que controla a compreensão, produção e aquisição da linguagem.

Dessa forma, saber usar a palavra certa na educação dos filhos pode facilitar muito as coisas na relação entre nós e eles.

Porque não usar a palavra deveria

A palavra deveria sugere que na verdade estamos dizendo “errado”. Ou estamos errado ou estávamos errados ou estaremos errados. Veja um exemplo que cria crenças limitantes nos nossos filhos:

“Você deveria comer menos”
“Você deveria estudar mais”
“Você deveria fazer medicina”

Quais crenças limitantes vamos formando na cabeça das crianças?

Que elas não são boas o bastante. Que ela deveria ser mais magra, mais inteligente, mais rica etc…

O deveria limita, e o que precisamos é de mais liberdade de escolha. A palavra “poderia” nos dá escolha e não passa a conotação de estarmos sempre errados.

Quando usamos a palavra poderia se dá a escolha e eles podem fazer ou não por mil motivos, o principal é soltar essa sensação de estar errado.

Quantas coisas achamos que devemos fazer para agradar aos outros? Coisas que nós nem queremos mas achamos que deveríamos fazer para nos adaptarmos aos padrões de outros.

Comece esse trabalho em você. Faça uma lista do que você acredita que deveria, depois pergunte-se porque você deveria fazer, e por fim porque não fez.

No final no mínimo você se sentirá aliviado por não se sentir mais errado.

Sugiro também ler o post sobre criança ferida.

 

Artigo anteriorEntenda a importância do exercício físico para a gestante
Próximo artigoParto domiciliar
Carol Nazar é criadora do Carol Nazar Babies, onde compartilha suas experiências sobre maternidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui