Olá queridos leitores,

Há um mês eu troquei aquele cadeirão tradicional de alimentação do bebê por essa mesa da foto.

Mesa de alimentação para bebê e criança

Montessori diz que precisamos preparar o ambiente para estimular autonomia da criança. Pensando justamente nisso fiz a troca!

E também confesso que a questão da higiene deu um belo empurrãozinho. O cadeirão acumulava muita sujeira no estofado de espuma, o que estava deixando todo mundo psicótico aqui kkk.

Como não achei no mercado nenhuma mesa com cadeiras que desse altura para bebês resolvi fazer uma com meu marceneiro.

Com a mesa eles podem sentar e levantar da mesa sozinhos, não precisam da ajuda de um adulto para isso. Repare que na mesa os pés deles ficam apoiados no chão, o que traz segurança e tranquilidade para o bebê e a criança.

Além disso, João e Joaquim passaram a fazer as refeições juntos lado a lado, o que enche meu coração de alegria.

O João estava sentando na mesa normal da cozinha, mas ele ficava praticamente em pé comendo, o que não é nada correto. Ele comia mal acomodado numa cadeira que os pés não alcançavam o chão e tampouco dava altura suficiente para a mesa. Agora ele pode fazer as refeições sentado adequadamente.

Como incentivo à independência sempre pergunto em qual prato eles querem comer, qual babador Joaquim quer usar e qual jogo americano escolhem para a refeição (dou duas opções para o Joaquim, que é menor – ele aponta para o eleito e escolhe mesmo ainda não sabendo falar). Eles se sentem importantes e donos das próprias decisões.

Claro que nos dias que o Joaquim está mais agitado ele levanta da mesa durante a refeição. Levanta mas o prato continua na mesa. Não fico correndo atrás de criança com colher na mão (Deus me livre essa loucura). Ele vai e volta, porque sabe que o prato está lá.

Os dois comem completamente sozinhos. Há muita sujeira? Sim, principalmente pelo Joaquim que ainda come parte com a mão, parte com a colher. Mas a sujeira faz parte do processo de aprendizagem, não me incomodo com isso.

A hora da refeição é um momento muito importante não só pela nutrição, mas também é o momento de socialização com a família toda. Talvez por isso a gente fique tão ansiosa pela introdução alimentar.

Afinal, almoçar e jantar não é o simples ato de ingerir comida, é acima de tudo a hora que todos se olham, conectam, conversam e passam bons momentos durante a vida toda. E estar seguro e confortável é importante para esse processo acontecer.

Para ler sobre introdução alimentar clique aqui.

Artigo anteriorFesta de 1 ano em casa – Girafa aquarela
Próximo artigoComo fazer a criança dormir no próprio quarto
Carol Nazar é criadora do Carol Nazar Babies, onde compartilha suas experiências sobre maternidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui