Depois de contar a vocês a minha estrutura em casa com o João (clique aqui para ler), decidi escrever esse post, mesmo com toda polêmica que o envolve, para relatar as minhas ponderações quando optei pela estrutura que tenho hoje em casa.

Não são escolhas fáceis e tampouco baratas, mas acredito que quem tem que optar por babá ou creche esse post pode ajudar nessa escolha.

Vamos aos pontos

Questões financeiras

Comparando o custo da creche com a babá na minha opinião é bem similar, pois são tantos encargos financeiros que no final a babá sai a mesma coisa que a escola. Não acho que essa seja uma grande questão. Coloco apenas para lembrar que o preço de uma creche varia de bairro para bairro dentro de uma cidade, então caso você tenha que se deslocar entre vários bairros para chegar ao trabalho, pode optar em colocar em uma próximo ao trabalho se for mais em conta e tiver a mesma qualidade.

Escolher uma creche também não é tarefa fácil, eu mesma não gostei de nenhuma que visitei, por isso optei em colocar numa escola quando ele fez um ano e estava andando (condição para ingresso na escola). Só para esclarecer procurei creches (ainda grávida), pois havia possibilidade de voltar a trabalhar com o João tendo 6 meses.

Pessoa de confiança

Se for escolher uma babá o primordial é achar uma pessoa de confiança, o que sei que nem sempre é fácil se você não pode contar com nenhum familiar. Se esta for sua opção contrate o quanto antes! Ainda enquanto estiver na licença maternidade ou até mesmo durante a gravidez para conhecê-la, treiná-la e adquirir confiança no trabalho dela.

Perguntas a se fazer

• Posso contar com algum familiar que me cubra caso precise? Na hipótese de ficarmos presos no trabalho terá alguém para buscá-lo na creche/escola?

• Na mesma linha do ponto acima, caso a criança fique doente há o suporte de alguém para ficar com ela em casa?

Mitos

Quanto ao pensamento “acho que na escola ele será mais estimulado então por isso é melhor matriculá-lo numa instituição”, hoje estudos comprovam que até dois anos tudo o que a criança precisa é de carinho e atenção. Então não se preocupe tanto com isso.

Em seguida você indaga: então porque colocou seu filho numa escola com 1 ano e não esperou até os 2 anos? Uma porque eu fiquei sem babá e não tinha na época ninguém de confiança disponível para se dedicar exclusivamente a ele; e duas porque senti nele a necessidade de explorar outros lugares, outras atividades.

Ninguém melhor do que os pais para conhecerem seus filhos, o João não é uma criança calminha, quietinha. Ele é explorador, agitado, sociável, então percebi que essas horas na escola fariam muito bem a ele, talvez até por isso ele se adaptou tão rápido. Não tive nenhum problema quanto a adaptação escolar do João.

Por isso, fique atenta, observe seu filho, ele tem as respostas para suas dúvidas, antes dos dois anos podemos escolher se o colocamos numa creche/escola ou não, então dê a chance dele “dizer” isso a você, siga seus instintos, seu coração, que tenho certeza que sua escolha será certeira!

Momento desabafo

Por fim, acho importante tocar em outro ponto polêmico, as pessoas têm um pouco de ciúmes, seu filho jamais vai amar outra pessoa mais do que você! Segundo, a escola também não é um santuário, com certeza acontecem muitas coisas que não ficamos sabendo…não existe perfeição.

Além disso, babá é uma profissão como qualquer outra, não entendo porque a sociedade ainda olha com julgamentos, como se você fosse ser menos mãe porque contratou uma.

Finalizando

A escola é um lugar maravilhoso, eu mesmo amo a do João, mas fiz minha escolha consciente, não deixei que inseguranças e medos influenciassem na minha decisão.

Assim como adoro a babá do João, ela é peça fundamental para eu ficar tranquila enquanto estou no trabalho.

Como sempre escute a sua intuição e com certeza tomará a decisão certa!

 

Artigo anteriorFinal de semana no Le Canton
Próximo artigoBoas Compras – Tema Safari
Carol Nazar é criadora do Carol Nazar Babies, onde compartilha suas experiências sobre maternidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui