Uma estratégia que utilizo com o João para educá-lo de forma não violenta é fazendo combinados.

Sabe aquelas situações que todas nós mães (pais também) passamos no dia a dia de “filho, vamos tomar banho”, “filho, vamos jantar”, “filho, vamos embora pra casa” e a criança nunca aceita? Os combinados caem como uma luva nessa hora para não entrarmos em pé de guerra.

Afinal, ninguém quer passar o dia brigando e mandando a criança fazer o que realmente tem que ser feito. Muito melhor passar o dia com mais leveza.

Não se questiona que a criança deve cumprir certas obrigações como comer, tomar banho, dormir mas realmente precisa ser exatamente na hora que queremos? Não podemos esperar um pouquinho?

Imagina que você está lendo um livro ou vendo um programa na tv e o seu marido fala que você precisa arrumar suas roupas que estão em cima da cama. As roupas são suas, você sabe que precisa guardar mas você ficaria muito ofendida se ele te levasse a força para guardar, certo? Então, não vamos fazer o mesmo desrespeito com nossos filhos.

Como fazer combinados?

Aqui em casa eu uso muito o que aprendo com a disciplina positiva. Então, vou dar situações que acontecem várias vezes no meu dia e como ajo.

Situação 1: Não querer sair da escola para casa

Todo santo dia quando busco o João na escola é a mesma novela, ele nunca quer voltar para casa. Ele prefere ficar brincando no parquinho ou com os jogos de tabuleiro do pátio ou tocando o piano que tem no meio da escola.

Eu o deixo brincar e quando vejo que realmente já preciso voltar para casa eu me abaixo, falo olhando pra ele claramente que temos que ir embora, mas que então vamos combinar que ele pode brincar mais um pouco. Aviso que vou colocar o despertador, quando tocar nós vamos parar a brincadeira e vamos embora. Ainda pergunto se ele quer mais 5 ou 10 minutos. Assim, ele ainda decide o tempo da brincadeira. Ele concorda e quando o despertador toca, aviso que agora é a hora dele cumprir a parte dele do combinado.

Situação 2: Não querer entrar no banho para ir à escola

De vez em quando ele quer ficar brincando no quarto ou ficar conosco no nosso quarto e não aceita entrar no banho de manhã (talvez a rotina precise começar mais cedo para poder fazer as coisas com calma e de forma tranquila). Combino que brincaremos de corre corre (ele adora uma competição) daremos uma volta na mesa da sala, subiremos a escada e quem chegar primeiro no banheiro vence e depois disso ele entrará no banho. É um misto de combinado e brincadeira.

Situação 3: não querer desligar o desenho

Durante a semana eu tirei a TV e celular do João (telas em geral). Mas aos finais de semana permito (por comodidade minha #confesso) que ele assista no máximo 1 hora de desenho. Quando está chegando esse tempo eu combino que já deixei ele ver bastante, que agora é hora de brincar e por isso ele vai assistir o último episódio e depois vamos desligar.

Antes de ligar eu já aviso: “ok, você vai ver mas quando a mamãe falar que já acabou, acabou”. Eu deixo terminar o episódio e tiro. Ele já até sabe quando aviso que acabou o tempo de desenho ele fala: “tá bom está terminando esse episódio”.

Poderia narrar mil situações e com certeza você passa pelas mesmas coisas. O importante do combinado é a criança deve realmente aceitar o combinado, não pode ser unilateral e claro, cumprir o combinado, jamais minta para o seu filho e quebre a confiança dele.

Para ler mais textos clique aqui.

Artigo anteriorVocê sabia que não precisa passar pomada em cada troca de fralda de bebê?
Próximo artigoOnde passar o Réveillon com as crianças?
Carol Nazar é criadora do Carol Nazar Babies, onde compartilha suas experiências sobre maternidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui