Antes de ser mãe você tinha toda aquela motivação, trabalhava até tarde sem reclamar ou às vezes até reclamava, mas não considerava um problema muito sério na sua vida. Todas as energias estavam voltadas para alcançar o sucesso profissional.

Mas eis que de repente aquela mulher que via a carreira como a coisa mais importante do mundo e que muitas vezes até julgou a falta de comprometimento de profissionais que se tornaram mães não tem mais o mesmo entusiasmo de outrora.

Possível causa

Talvez a causa desse desânimo se deve ao fato de que as empresas ainda são muito engessadas e trabalham com o modelo tradicional de contrato de trabalho, ou seja, 40h semanais, dentro de um escritório fechado e sem nenhuma flexibilização de horário.

Mesmo com a reforma trabalhista (leia aqui e se informe) poucas empresas aderem ao home office e quase nenhuma flexibiliza o contrato de trabalho.

De acordo com a FGV, 50% das mães são demitidas até dois anos após a licença maternidade.

No entanto, com um filho para criar, a maioria não pode se dar ao luxo de ficar em casa lambendo a cria. Então, essa mãe sai distribuindo currículo como se fosse panfleto, porém com uma sociedade machista muitas vezes ter um filho já conta pontos negativos na seleção pelo novo emprego.

Empreender pode ser a solução

É nesse momento que a mulher faz uma reflexão interna e vê as oportunidades que pode criar nesta nova fase. De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2015, patrocinada pelo Sebrae no Brasil, a taxa feminina de empreendedorismo por necessidade é maior nas mulheres do que nos homens. São 32% os empreendedores que abrem uma empresa por necessidade contra 54% das mulheres.

Permita-se a uma profunda reflexão e quem sabe você não descobre uma nova vocação? Pode ser o movimento que falta na sua vida para um recomeço.

Pode ser num negócio completamente novo ou simplemente passar a trabalhar na sua profissão por conta própria. Este mundo está cheio de pessoas com boas ideias, se junte a elas, não tenha medo de fazer o que realmente gosta. Tenha coragem e vá fundo!

Para ler mais clique aqui e aqui.

Artigo anteriorUm pouco sobre mim – meu casamento
Próximo artigoO que levar para praia com bebê
Carol Nazar é criadora do Carol Nazar Babies, onde compartilha suas experiências sobre maternidade.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui