Oii?? Torre de aprendizagem montessori?? Nunca, vi, nem comi, eu só ouço falar! kkk
No último post falamos sobre o quarto Montessori de verdade e explicamos que o objetivo de tudo aquilo é incorporar de forma adaptada a criança no dia a dia do adulto, para que ela se torne autônoma, independente, estimule o foco e a atenção. Mas saindo do quarto e indo para cozinha como vamos fazer essa adaptação?
Se você chegou até esse post sabe que aquela máxima que “criança deve ficar longe da cozinha” está bem equivocada! Criança na cozinha se sente útil, experimenta os alimentos, participa das atividades. Não adianta a gente passar a infância inteira relegando a criança dos afazeres domésticos e chegar um belo dia da adolescência querer que eles participem das tarefas se sempre ouviram um sonoro “Já pra fora da cozinha!”.
Tcharammmm!! É aí que entra a torre de aprendizagem montessori, que não foi inventada por montessori, mas foi criada a partir de seus conceitos em relação a educação infantil.
O recomendável é a criança usar a partir de 18 meses, quando já tem firmeza para subir e descer sozinho da torre, no entanto isso é relativo. Se o seu bebê com 16 meses já demonstra o domínio dessa habilidade, por que não começar logo?
A torre permite que a criança participe do preparo dos alimentos e das tarefas domésticas na cozinha como lavar seu próprio pratinho, lavar o arroz, amassar uma banana etc. Há vários tamanhos e modelos, basta procurar qual será melhor para a sua criança.
Hoje você já encontra esse item em diversas lojas do Brasil como elo7, amazon, americanas.com, BêBrinquê (essa loja tem diversos itens de brinquedos nessa linha, inclusive).
Ahhh e a torre ainda pode ser usada para a criança escovar os dentes no banheiro sozinha e lavar as mãos antes das refeições. Ela dá uma independência bem grande para a criança.
Já conheciam? Gostaram do post? Se sim, não deixem de compartilhar!
Beijos e até a próxima.