Depois que li o livro “O cérebro da criança” sempre trago dicas aqui de como entender, educar e potencializar a inteligência dos nossos filhos.

Inclusive nesse post aqui falei sobre como agir em situações de caos, birra quando a criança não está dentro do seu controle emocional.

Mas hoje o post é dedicado a falar sobre como podemos dar a oportunidade de nossos filhos (crianças de 0-3 anos) exercitar o cérebro.

Como fazer?

O mais importante é permitir que seu filho tome decisões. Deixe ele decidir todas as vezes que for possível. Claro, que entre crianças de 0 a 3 anos, nós pais, temos que dar as opções ainda e devem ser opções simples.

Por exemplo quando você o estiver vestido deixe que ele(a) escolha se quer vestir a camisa branca ou amarela, se ele(a) quer beber água ou suco no jantar.

Caso esteja lendo um livro pergunte o porque ele(a) acha que o porquinho está com medo, o que ele pode fazer para se proteger (considerando a história dos 3 porquinhos).

A criança estará forçando o funcionamento executivo do cérebro, estará avaliando diferentes opções e o resultado delas, assim o cérebro dela funcionará melhor.

Não é uma tarefa difícil, basta a gente lembrar de incluí-los nas decisões do dia a dia. Vamos tentar?

Artigo anteriorVarizes e Gestação
Próximo artigoCulpa Materna
Carol Nazar é criadora do Carol Nazar Babies, onde compartilha suas experiências sobre maternidade.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui