Todo mundo já ouviu falar no método montessori de ensino. Mas você sabe mesmo o que caracteriza essa pedagogia? Infelizmente no mercado está cheio de escolas que se dizem alinhadas com a metodologia montessori, mas de fato são tradicionais. Nenhum problema com a escola tradicional, a gente só não quer comprar uma coisa e receber outra…
Leia com atenção o texto abaixo, que foi escrito pela pedagoga Terezinha Nazar (minha sogra!)* e saiba identificar uma escola montessoriana.
O método Montessori foi idealizado por Maria Montessori, primeira médica mulher na Itália, a partir do seu interesse pelos mecanismos de desenvolvimento do aprendizado infantil. Em 1907 criou a primeira “Casa dei Bambini” (Casa das Crianças) e nos anos 1940 seu método se difundiu pelo mundo.
O Método Montessori coloca a criança no centro do processo educativo respeitando suas necessidades individuais e ressaltando sua capacidade inata para aprender.
Nas escolas montessorianas, o ambiente deve ser “cientificamente preparado”, ou seja, proporcionar às crianças possibilidades de circulação e atuação, ser atraente para os sentidos, ter ordenação, transmitir tranquilidade, oferecer segurança e conter desafios que propiciem oportunidades de exercícios de vida que contribuam para um desenvolvimento físico e emocional sadio.
O adulto – os profissionais de educação – é o orientador e facilitador do desenvolvimento infantil no cotidiano escolar, que respeita a individualidade e o ritmo próprio de cada criança, incentivando-a nas suas escolhas e nos exercícios práticos de vida.
A criança, o sujeito mais importante no processo de aprendizagem, é um ser único, verdadeiro e tem seu jeitinho especial de ser! No ambiente montessoriano ela é livre e se exercita para suas conquistas pessoais e escolhas de vida.
Se você está apaixonada por Montessori (kkk) tem muito mais posts aqui!
*Terezinha Nazar é Mestre em Educação pela UNESA. É Especialista em Desenvolvimento e Saúde Mental na Infância e Adolescência pela CESANTA e Especialista em Docência do Ensino Superior pela UCAM. Licenciada em Pedagogia nas habilitações: Orientação Educacional, Supervisão Escolar e Administração Escolar pelo CCHS – Instituto Isabel. Pedagoga na UERJ. Coordenadora Pedagógica no CAp-UERJ.