Para quem acha que só o seu filho dorme mal, fique sabendo que não. Estamos juntíssimas nessa!

O João sempre acordou de madrugada, mas depois dos 4 meses a situação piorou muito. Tentei diversos métodos para fazê-lo dormir melhor, inclusive deixar chorar até cansar. Não consegui, acabei amolecendo e não deu certo.

Como não aguentava ficar acordando e indo ao quarto dele a noite inteira, ele passou a dormir na minha cama entre mim e meu marido.

Chegou a um ponto do João acordar de meia em meia hora querendo a mamadeira. Na verdade ele fazia a mamadeira de chupeta (a chupeta mesmo nunca pegou). Quando chorava bastava colocar a mamadeira na boca para imediatamente dormir.

Foi nesse momento que resolvi parar de dar essas mamadeiras de madrugada para que ele durma melhor.

Motivos do desmame noturno

A pediatra já me orientava desde os 6 meses que não era mais necessário ele mamar de madrugada, que inclusive poderia ocasionar:

  • cárie nos dentes,
  • microbroncoaspiração,
  • refluxo,
  • dificuldade para desfraldar e
  • dificuldade em fazê-lo dormir no próprio quarto, pois como relatei não tenho forças para levantar diversas vezes durante a noite.

Então, numa segunda-feira, dia 28/08, decidi junto com meu marido (importantíssimo os dois estarem firmes nessa decisão) que faríamos o desmame noturno no João para fazê-lo dormir melhor.

Como fiz?

1. Aumentei os intervalos das mamadas. Nos primeiros três dias dei a mamadeira no horário que ele dorme às 20h, depois às 2h40m e às 4h45. As duas primeiras noites foram terríveis com choros intermináveis a madrugada toda.

2. Na terceira noite ele dormiu bem melhor. No entanto, neste dia teve um fato novo na rotina dele. Sem querer eu havia esquecido de colocar a mamadeira na mochila da escola. Ele não mamou, como costumava, perto do horário da saída (17h), e por isso jantou muito melhor e tomou a mamadeira toda às 20h (cerca de 200ml), o que não acontecia antes. Apesar de ter acordado três vezes de madrugada ele voltou a dormir rapidamente.

3. Na quarta noite achei que se ele não dormisse voltando da escola (às 18h) isso ajudaria no processo, pois ele ficaria mais cansado. Ledo engano… a noite foi terrível! Ele dormiu mais cedo, às 19h, e acordou várias vezes…

4. A partir da quinta noite peguei o jeito! Pedi para a professora evitar dar a mamadeira na escola. Caso ele sinta fome, ela oferece uma frutinha ou um biscoito de arroz. Na saída, como de costume ele dorme no carro,  quando chegamos em casa fico esperando na garagem completar 30/40 minutos de sono (tempo suficiente para ele recuperar as energias e não ficar irritado, mas também não dormir demais). Subo, dou o jantar, o banho e brinco até ele dar sinais de sono. Quando percebo que ele já está cansado faço a mamadeira, deito com ele na cama e às 20h30 ele dorme.

5. Importante ressaltar que 1 hora antes do horário dele dormir já apago as luzes e deixo só luzes indiretas.

6. Tirei todas as mamadeiras durante o dia, para abolir completamente o hábito de fazer a mamadeira de chupeta. Hoje ele só toma o leite às 20h antes de dormir e 6h da manhã. Isso também fez com que ele comesse muito melhor nas refeições, o que acho ótimo.

Conclusão

Uma semana depois de começar o desmame o João dorme às 20h30 e acorda por volta de 8h, ele ainda acorda de madrugada (duas vezes), mas rapidamente volta a dormir sozinho e está comendo muito melhor.

Acredito que em mais alguns dias ele não vai mais acordar de madrugada. #torcendomuito

O próximo passo é tirá-lo da minha cama, mas ainda estou sem coragem. Acho que é muita mudança em pouco tempo, vou esperar mais um pouquinho para fazer de forma segura.

Este é o ponto! Você deve ter segurança na decisão, fazer pela metade é pior, porque depois vem a culpa, você não vê o resultado e tudo não passa de um grande estresse.

Espero sinceramente que a minha experiência também ajude outras mães, pois a noite de todos é muito melhor quando nosso filho dorme bem.

Se você quiser ler mais dicas sobre o sono do bebê clique aqui.

 

Artigo anteriorPapinha de escondidinho de abóbora
Próximo artigoAdolescência – período de grandes transformações
Carol Nazar é criadora do Carol Nazar Babies, onde compartilha suas experiências sobre maternidade.

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pela determinação é isso tomou a decisão não pode retroceder é importante para o bb realmente não é fácil mas educar faz parte bjs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui